Metodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAltino Filho, Humberto Vinício-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026940-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo verificar se (e como) o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão; questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016; e observações de aulas dos três professores egressos. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desses egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se, ainda, um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to verify if (and how) the use of Active Methodologies in the Mathematics teachers education reflects, to some extent, on the teaching practice of graduates who are teaching. Data collection took place through: interviews with two coordinators and three graduates of the course in question, a questionnaire applied to graduates of this institution who graduated between 2014 and 2016, and class observations of the three graduate teachers. The results show the existence of some reflections of Active Methodologies in the current teaching practice of these graduates, mainly in the mix of expository moments and moments with more active formats throughout the Mathematics classes taught by them, as well as in the appreciation of interactions between peers and in proposed practical tasks. There was also an emphasis on group learning, and, in some cases, on project learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Pensar Acadêmico permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2693>. Acesso em: 27 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação professores de matemática-
Título: dc.titleMetodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática.-
Título: dc.titleActive methodologies and teachers education : investigating reflections in the teaching practice of mathematics teachers.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.