
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Costa, Vinicius Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19572 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.19053/uptc.01227238.18115 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026922 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: Este texto tem como objetivo promover a discussão sobre uma abordagem mais abrangente e crítica da história da educação, a História Comparada como metodologia chave para o estudo aprofundado das estruturas e sistemas que moldam o campo educacional mesmo no contexto pós-moderno. Originalidade/Contribuição: É enriquecer e diversificar o discurso acadêmico, proporcionando uma compreensão mais completa e multifacetada da história da educação e suas implicações para o presente e o futuro, para além de certo status quo predominante nas metodologias históricas utilizadas nos principais centros acadêmicos do país nas últimas décadas. Método/ Estratégia/Coleta de Dados: Enquanto as histórias pessoais são importantes por capturar a diversidade de experiências e perspectivas, é igualmente crucial situá-las dentro de um contexto histórico mais amplo para entender plenamente seu significado e impacto. Este é o tema que se defenderá aqui, especialmente, em contexto comparado. Conclusões: Acreditamos que esse enfoque é particularmente relevante na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde se entende que tais metodologias são essenciais porque as propostas de estudo nessa área, motivadas por ideais políticos, devem visar soluções estruturais para os desafios enfrentados, indo além da análise individual de casos isolados. Refletir sobre a EJA na América Latina e no Brasil transcende a mera investigação acadêmica, envolvendo a formulação de soluções e a implementação de políticas eficazes na área. Nesse contexto, as metodologias de pesquisa desempenham um papel crucial, pois não apenas contribuem para o conhecimento acadêmico, mas também servem como ferramentas para analisar estruturalmente a realidade. | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: Este texto tiene como objetivo promover la discusión sobre un enfoque más integral y crítico de la historia de la educación, la Historia Comparada como metodología clave para el estudio en profundidad de las estructuras y sistemas que configuran el campo educativo incluso en el contexto posmoderno. Originalidad/Aporte: es enriquecer y diversificar el discurso académico, brindando una comprensión más completa y multifacética de la historia de la educación y sus implicaciones para el presente y el futuro, más allá de un cierto status quo predominante en las metodologías históricas utilizadas en los principales centros académicos del país en los últimos años. Método/Estrategia/Recolección de información: Si bien las histórias personales son importantes para capturar la diversidad de experiencias y perspectivas, es igualmente crucial ubicarlas dentro de un contexto histórico más amplio para comprender plenamente su significado e impacto. Éste es el tema que se defenderá aquí, especialmente en un contexto comparativo. Conclusiones: Creemos que este enfoque es particularmente relevante en la modalidad de Educación de jóvenes y adultos (EJA), donde se entiende que tales metodologías son esenciales porque las propuestas de estudio en esta área deben apuntar a soluciones estructurales a los desafíos enfrentados. Reflexionar sobre EJA en América Latina y Brasil va más allá de la mera investigación académica, involucrando la formulación de soluciones y la implementación de políticas efectivas en el área. En este contexto, las metodologías de investigación juegan un papel crucial, ya que no sólo contribuyen al conocimiento académico, sino que también sirven como herramientas para analizar estructuralmente la realidad. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: Journal History of Latin American Education <https://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican/about> . Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História comparada da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Título: dc.title | Por uma história comparada da educação de jovens e adultos : uma defesa à luz da proposta de Saviani. | - |
| Título: dc.title | Por una historia comparativa de la educación de jóvenes y adultos : una defensa a la luz de la propuesta de Savian. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: