Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
Autor(es): dc.creator | Boruchovitch, Evely | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16437 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO09 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026872 | - |
Descrição: dc.description | A adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo 3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos, bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais. | - |
Descrição: dc.description | The adoption of self-handicapping learning strategies involves creating or declaring obstacles, real or fictitious, before carrying out a task to justify, in advance, a possible failure or to make a success more rewarding for self-image. This practice can affect performance and have disastrous consequences for the student. In the case of Mathematics, a subject feared by many, the importance of researching the influence of these strategies on the students' lives seems to be even greater. Thus, this article aims to present a systematic review of the literature that investigates the adoption of self- handicapping strategies in the field of Mathematics. The search was carried out in the SciELO, PsycINFO and ERIC databases. The final sample included 10 texts, all international, with 3 papers in events and 7 articles in journals. The results revealed that several factors contribute to the adoption, or not, of self-handicapping strategies in Mathematics. The classroom environment and the support that the teacher offers to his students, as well as the importance of considering other constructs, such as self-esteem and self-efficacy as something that affects the choice to use self-handicapping strategies were key variables for greater understanding. adoption of these strategies. The small number of researches found in the field of Mathematics suggests that this is still a fruitful field for new research, both Brazilian and international. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias autoprejudiciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação | - |
Título: dc.title | Estratégias autoprejudiciais em matemática : uma revisão sistemática da literatura. | - |
Título: dc.title | Self-handicapping strategies in mathematics : a systematic review of literature. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: