Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, João Lucas de | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10401 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026845 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre as contribuições da utilização do software GeoGebra aos processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, oferecidas em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. A fundamentação teórica se deu em pesquisas sobre Processos do Pensamento Matemática Avançado, Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso, pois se buscou a compreensão de professores de duas universidades federais do estado de Minas Gerais. Foram elaboradas e avaliadas atividades de exploração visual e numérica relacionadas ao conceito de Integral de Riemann. Os resultados apontaram que a utilização do software GeoGebra contribuiu para uma possível discussão entre professores e alunos no que tange à construção e ressignificação do conceito de Integral de Riemann na Análise e/ou na transição entre o Cálculo e a Análise. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a research carried out on the contributions of the use of the GeoGebra software to the teaching and learning processes of Riemann Integral in Real Analysis disciplines offered in graduation and bachelor degree courses in Mathematics. The theoretical foundation was given in researches on Processes of Advanced Mathematical Thinking, Rigor and Intuition in Teaching Calculus and Analysis. The research was qualitative, being a case study, because it was sought the understanding of professors of two federal universities of the state of Minas Gerais. Visual and numerical exploration activities related to the concept of Riemann Integral were elaborated and evaluated. The results showed that the use of the GeoGebra software contributed to a possible discussion between teachers and students regarding the construction and re-signification of the Riemann Integral concept in the Analysis and/or transition between Calculus and Analysis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Vydia <http://periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 02 fev. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education in higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática no ensino superior | - |
Título: dc.title | Utilizando o GeoGebra para a construção do conceito de integral de Riemann no ensino de análise real. | - |
Título: dc.title | Using GeoGebra for the construction of the concept of Riemann integral in teaching real analysis. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: