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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Peretta, Éden Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Peretta, Éden Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bom Tempo, Juliana Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Belize de Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20099 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026834 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa busca problematizar o contexto da dramaturgia na dança enquanto processo de inspiração e produção de experiências que entrelaçam, em trama de peles, as danças invocadas pelas turgências do corpo. Inspirada pelas reflexões sobre a dança butô, faz-se aqui, um corpo-texto que toca as camadas do sujeito entendido de modo expandido e profundo, orgânico e vivo. O “eu-profundo” que atravessa as peles do artista visual Friedensreich Hundertwasser encontra-se, neste trabalho, com a dança de Tatsumi Hijikata, buscando dar as mãos às percepções incorporadas da filosofia contemporânea brasileira e internacional, para refletir sobre a existência das peles visíveis e invisíveis do corpo que dança e, assim, potencializar as invocações sensíveis das turgências. Em analogia à tecelagem, a trama se faz linha-sujeito, virando trança a atravessar os dias por dentro do processo criativo e operando atualizações. Ao acionar percepções a partir das diferentes materialidades cênicas, ativamos um fazer tecelão, tanto no encontro de caminhos do processo cênico como na confecção de tramas que atuam na tessitura da realidade. Eis então que o fazer dramatúrgico na dança passa a ser concebido como trama de turgências; uma trama que pode, ao mesmo tempo, servir como ferramenta de exploração da conexão entre os corpos que dançam e as suas múltiplas peles. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to explore and critically examine the context of dramaturgy in dance as a process of inspiration and production of experiences that weave together, like a tapestry of skins, the dance evoked by the urgencies of the body. Inspired by reflections on butoh dance, this study unfolds as a body-text, touching upon the layers of the subject understood in an expanded, profound, organic, and alive way. The "deep self" that traverses the layers proposed by the visual artist Friedensreich Hundertwasser encounters, in this work, the dance of Tatsumi Hijikata, seeking to intertwine with the embodied perceptions of contemporary Brazilian and international philosophy to reflect on the existence of the visible and invisible skins of the dancing body. In doing so, it seeks to amplify the sensitive evocations of these urgencies. By drawing an analogy with weaving, the thread becomes a subject-line, transforming into a braid that navigates through time- space within the creative process, constantly updating itself. By activating perceptions through different scenic materialities, this approach engages in weaving practice, both in discovering pathways within the scenic process and in crafting textures that contribute to the fabric of reality. Thus, dramaturgy in dance is reimagined as a weaving of urgencies—a tapestry that simultaneously serves as a tool for exploring the connection between dancing bodies and their multiple skin layers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/04/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação na arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Butô | - |
| Título: dc.title | Tramaturgia(s) do eu profundo : a dramaturgia da dança e as camadas invisíveis do sujeito. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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