
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Edgar de Barros | - |
| Autor(es): dc.creator | Torres, Marco Antônio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19559 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.56083/RCV3N10-036 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026831 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo explora o "queer-situado" como uma perspectiva analítica em que se busca articular os estudos queer e a decolonialidade para compreender as subjetividades dissidentes que enfrentam a cisheteronorma. Os argumentos do texto fazem um exercício teórico de apresentação, desenvolvimento e caracterização da noção queer-situado, bem como de sua relevância para a pesquisa em educação. Por fim, pode se considerar que posições que negam ou desqualificam, no contexto educacional, articulações entre posições queer e/ou decoloniais em suas análises, talvez indiquem um fechamento metodológico pouco afeito às exigências que a diferença tem instaurado nos diferentes campos de pesquisa. | - |
| Descrição: dc.description | This article explores the "queer-situated" as an analytical perspective in which one seeks to articulate queer studies and decoloniality to understand the dissident subjectivities that face the cisheteronorm. The arguments of the text make a theoretical exercise of presentation, development and characterization of the queer-situated notion, as well as its relevance to research in education. Finally, it can be considered that positions that deny or disqualify, in the educational context, articulations between queer and/or decolonial positions in their analyses, may indicate a methodological closure that is not very accustomed to the demands that the difference has established in the different fields of research. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Queer-situado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria queer | - |
| Título: dc.title | Queer-situado : analítica das subjetividades dissidentes no sul global. | - |
| Título: dc.title | Queer-situated : analysis of dissident subjectivities in the global south. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: