Intervenções na aprendizagem da escrita : uma experiência no Programa Residência Pedagógica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Paula Cristina de Almeida-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Sabrina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:53:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:53:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026823-
Descrição: dc.descriptionEste artigo propõe analisar uma experiência de intervenção pedagógica que aconteceu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (UFOP/CAPES). O objetivo foi compreender como que uma estudante que já possuía certo domínio da escrita de palavras compostas por sílabas simples, se apropriou da escrita de palavras compostas por sílabas complexas. Ressalta-se que as dificuldades em relacionar os fonemas - grafemas em relações regulares e irregulares de escrita foram trabalhadas a partir de intervenções que tiveram como ponto de partida os resultados de uma avaliação diagnóstica da escrita. Essas intervenções possibilitaram a reflexão da estudante sobre a própria escrita, sobre os erros ortográficos que cometia, assim como o seu desenvolvimento na aprendizagem da escrita alfabética.-
Descrição: dc.descriptionThis article proposes to analyze an experience of pedagogical intervention that took place within the scope of the Pedagogical Residency Program (UFOP/CAPES). The objective was to understand how a student who already had a certain mastery of writing words composed of simple syllables, appropriated the writing of words composed of complex syllables. It is noteworthy that the difficulties in relating phonemes - graphemes in regular and irregular writing relations were worked on from interventions that had as a starting point the results of a diagnostic evaluation of writing. These interventions enabled the student to reflect on her own writing, on the spelling mistakes she made, as well as her development in learning alphabetic writing.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Linha Mestra permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-NC-SA)). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4173>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem da escrita-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenções pedagógicas-
Título: dc.titleIntervenções na aprendizagem da escrita : uma experiência no Programa Residência Pedagógica.-
Título: dc.titleInterventions in writing learning : an experience in the Pedagogical Residence Program.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.