Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Paula Cristina de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Sabrina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19567 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026823 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo propõe analisar uma experiência de intervenção pedagógica que aconteceu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (UFOP/CAPES). O objetivo foi compreender como que uma estudante que já possuía certo domínio da escrita de palavras compostas por sílabas simples, se apropriou da escrita de palavras compostas por sílabas complexas. Ressalta-se que as dificuldades em relacionar os fonemas - grafemas em relações regulares e irregulares de escrita foram trabalhadas a partir de intervenções que tiveram como ponto de partida os resultados de uma avaliação diagnóstica da escrita. Essas intervenções possibilitaram a reflexão da estudante sobre a própria escrita, sobre os erros ortográficos que cometia, assim como o seu desenvolvimento na aprendizagem da escrita alfabética. | - |
Descrição: dc.description | This article proposes to analyze an experience of pedagogical intervention that took place within the scope of the Pedagogical Residency Program (UFOP/CAPES). The objective was to understand how a student who already had a certain mastery of writing words composed of simple syllables, appropriated the writing of words composed of complex syllables. It is noteworthy that the difficulties in relating phonemes - graphemes in regular and irregular writing relations were worked on from interventions that had as a starting point the results of a diagnostic evaluation of writing. These interventions enabled the student to reflect on her own writing, on the spelling mistakes she made, as well as her development in learning alphabetic writing. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Linha Mestra permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-NC-SA)). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4173>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem da escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenções pedagógicas | - |
Título: dc.title | Intervenções na aprendizagem da escrita : uma experiência no Programa Residência Pedagógica. | - |
Título: dc.title | Interventions in writing learning : an experience in the Pedagogical Residence Program. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: