Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Eloisa Helena de | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Amanda Faria Simoni | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Caroline Roberta Diniz | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Clara Tornelli de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Giovanna Gonçalves de Souza e | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Isabella Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Ísis Eloah | - |
Autor(es): dc.creator | Águila, Victor Barros Alvarado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026800 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A adolescência é marcada por particularidades inerentes e apresenta determinantes sociais em saúde específicos. OBJETIVO: Ampliar o conhecimento em sexualidade, fomentar a prevenção de doenças e promover o autocuidado entre adolescentes. METODOLOGIA: Foi realizado um projeto de pesquisa e extensão em educação em saúde por alunos de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para jovens de 9 a 13 anos da Escola Municipal Izaura Mendes. RESULTADOS: Durante as atividades de campo, os intervencionistas encontraram dificuldades específicas, como, a escolha metodológica embasada no paradigma biomédico de abordagem da sexualidade, além da existência de outras demandas importantes por parte dos jovens. CONCLUSÃO: Nesse sentido, o presente artigo relata a experiência de intervenção, identificando e exibindo os principais entraves encontrados. Para assim, juntamente com análise bibliográfica da temática e de outras propostas de educação em saúde, fundamentar estratégias que visem a abordagem plural sobre sexualidade e saúde para adolescentes. | - |
Descrição: dc.description | INTRODUCTION: The adolescence is marked by inherent peculiarities and has specific social determinants in health. OBJECTIVE: This article aims to expand knowledge on sexuality, promote disease prevention and self-care for young people. METHODOLOGY: Students from Universidade Federal de Ouro Preto have developed a research and extension project in health education with students from 9 to 13 years old at one municipal school located in Minas Gerais. RESULT: During the activities in the school, interventionists have had specific difficulties, for example, the methodological choice based on the biomedical paradigm of addressing sexuality, besides to other important demands of the teenagers. CONCLUSION: Considering the above, this article aims to report the intervention experience, identifying and showing the main obstacles found in the course of the project. Then, along with bibliographic analysis of the theme and other health education proposals, support strategies that address a plural approach to sexuality and health for adolescents. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Revista Tecer estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Tecer <https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/tec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 fev. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão comunitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community-institutional relations | - |
Título: dc.title | Repensando a abordagem da sexualidade com adolescentes no ambiente escolar : a necessidade de uma visão mais ampla da educação em saúde sexual e reprodutiva. | - |
Título: dc.title | Rethinking the sexuality approach with adolescents in the school environment : the need of a wider view of sexual and reproductive health education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: