Rawls e a educação : um olhar para o modelo de educação de Moçambique à luz da teoria da Justiça de John Rawls.

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Mário Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Mário Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Sérgio Henrique Neves de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Walter Valdevino Oliveira-
Autor(es): dc.creatorCândido, Romeu Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:53:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:53:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026784-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo relacionar os princípios, objetivos e fundamentos da educação moçambicana com valores democráticos defendidos na teoria da justiça de John Rawls. É um estudo que visa perceber se as leis que regem o sistema educativo moçambicano são ou não consistentes com os princípios de liberdade e igualdade de John Rawls. As políticas educativas moçambicanas atuais são o resultado de uma série de transformações históricas e políticas ocorridas no país, em que sua consistência encontra uma explicação na filosofia política de Rawls considerada como um dos instrumentos fundamentais para a resolução dos problemas de justiça social e econômica nas sociedades liberais democráticas. O texto desta dissertação é fruto de um trabalho baseado numa pesquisa bibliográfica e documental que objetiva demonstrar até que ponto o direito à educação, garantido através do Ato Colonial de 1930, Lei do Sistema Nacional de Educação e da Constituição da República de Moçambique, encontra respaldo nos escritos sobre justiça social de Rawls. A pesquisa nos levou ao entendimento de que a teoria de Rawls tem suas raízes no contratualismo político que objetiva demonstrar como a escolha dos princípios de justiça é importante para a resolução dos problemas das desigualdades (sociais, econômicas, políticas, culturais etc.) nas sociedades democráticas liberais. Este matiz democrático da teoria da justiça nos levou a relacioná-la às normas e diretrizes educacionais moçambicanas, no sentido de entender se estas leis respeitam os princípios democráticos defendidos por John Rawls. Em suma, buscamos entender a pertinência dos escritos de algumas partes de Uma Teoria da Justiça e O Liberalismo Político como instrumentos apropriados para a explicação mais aglutinadora sobre os objetivos, os fundamentos e os princípios da educação moçambicana. Assim, notamos que há uma relação direta entre a Constituição de 1975, as leis do sistema nacional de educação 4/83 e 6/92 com as ideais de John Rawls, demonstrando, portanto, a consistência dos princípios de justiça na explicação das normativas educativas moçambicana.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to relate the principles, objectives and foundations of Mozambican education with democratic values defended in John Rawls' theory of justice. It is a study that aims to understand whether the laws that govern the Mozambican education system are or are not consistent with John Rawls' principles of freedom and equality. Current Mozambican educational policies are the result of a series of historical and political transformations that have taken place in the country, in which its consistency finds an explanation in Rawls' political philosophy, considered as one of the fundamental instruments for solving the problems of social and economic justice in liberal democracy societies. The text of this dissertation is the result of a work based on bibliographical and documentary research that aims to demonstrate the extent to which the right to education, guaranteed through the 1930 Colonial Act, the Law on the National Education System and the Constitution of the Republic of Mozambique, is supported in Rawls's writings on social justice. The research led us to the understanding that Rawls' theory has its roots in political contractualism, which aims to demonstrate how the choice of principles of justice is important for solving the problems of inequalities (social, economic, political, and cultural, etc.) in liberal democratic societies. This democratic nuance of the theory of justice led us to relate it to Mozambican educational norms and guidelines, in order to understand if these laws respect the democratic principles defended by John Rawls. In short, we seek to understand the relevance of the writings of some parts of A Theory of Justice and Political Liberalism as appropriate instruments for a more unifying explanation of the objectives, foundations and principles of Mozambican education. Thus, we note that there is a direct relationship between the 1975 Constitution, the laws of the national education system 4/83 and 6/92 with the ideals of John Rawls, thus demonstrating the consistency of the principles of justice in the explanation of Mozambican educational regulations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/04//2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça - filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectJohn Rawls-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Título: dc.titleRawls e a educação : um olhar para o modelo de educação de Moçambique à luz da teoria da Justiça de John Rawls.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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