Música popular ou etnomusicologia? : delineando distinções epistêmicas a partir de duas subáreas científicas através dos arquivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFabris, Bernardo Vescovi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:53:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:53:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20669-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/proa.v14i00.18820-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026774-
Descrição: dc.descriptionArtigo dedicado à compreensão da dinâmica do campo científico referente à subárea temática Música Popular no Brasil realizada através do trabalho etnográfico em arquivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM. São identificadas e debatidas categorias epistêmicas e teórico-metodológicas voltadas à constituição do subcampo (Menezes Bastos, 1999; Travassos, 2005) remetendo à noção de fator de estilo, conforme cunhado por Cardoso de Oliveira (2023), relativo à constituição de elementos discursivos e de conceitos operacionais associados a determinadas matrizes disciplinares. Busca-se, com especial ênfase, apontar a construção das diferenças epistêmicas e estilísticas entre as subáreas temáticas Música Popular e Etnomusicologia dentro da associação em foco, além de promover reflexões a partir de discurso nativo devotado às suas características multidisciplinares e interdisciplinares.-
Descrição: dc.descriptionThis article is dedicated to understanding the dynamics of the scientific field regarding the thematic subarea of Popular Music in Brazil conducted through ethnographic work in the archives from the National Association for Research and Postgraduate Studies in Music – ANPPOM. Epistemic and theoretical-methodological categories aimed at the constitution of the subfield are identified and debated (Menezes Bastos, 1999; Travassos, 2005) referring to the notion of style factor, as coined by Cardoso de Oliveira (2023), related to the constitution of discursive elements and operational concepts associated with certain disciplinary matrices. The article places special emphasis on highlighting the construction of epistemic and stylistic differences between the disciplinary fields of Popular Music and Ethnomusicology within the association, in addition to promoting reflections based on native discourse devoted to its multidisciplinary and interdisciplinary characteristics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob a licença CC BY 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia em arquivos-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomusicologia-
Palavras-chave: dc.subjectFator de estilo-
Título: dc.titleMúsica popular ou etnomusicologia? : delineando distinções epistêmicas a partir de duas subáreas científicas através dos arquivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.-
Título: dc.titlePopular music or ethnomusicology? : outlining epistemic distinctions from two scientific subfields through the archives of the National Association for Research and Graduate Studies in Music.-
Título: dc.title¿Música popular o etnomusicología? : delineando distinciones epistémicas a partir de dos subáreas científicas a través de los archivos de la Associación Nacional de Investigaciós y Estudios de Posgrado em Música.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.