
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marcelo Loures dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Diego Gonzaga Duarte da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12717 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.8246 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026763 | - |
| Descrição: dc.description | The rural education degree courses aim to train teachers to work in the rural schools. They are oriented by alternating formative processes, articulating formation in the university and in the community of the students. Creating strategies to produce knowledge in the articulation between these spaces is one of its challenges. The purpose of this article is to evaluate, from the case study of a student of the Degree in Field Education of the Federal University of Viçosa, if this methodology can favor the articulation between personal experiences and academic knowledge. Three narrative interviews were conducted about her educational experiences in her community, addressing personal trajectory, history and local context. The narratives indicated an approximation to the logic of training by Area of Knowledge; the articulation between experiential elements and their historical contextualization; and the role of subjects in social transformations. | - |
| Descrição: dc.description | As Licenciaturas em Educação do Campo buscam formar educadores para atuarem nas escolas do campo. São orientadas por processos formativos em alternância, articulando formação na universidade e na comunidade dos educandos. Criar estratégias para a produção de conhecimento na articulação entre estes espaços é um de seus desafios. O objetivo desse artigo é avaliar, a partir do estudo de caso de uma educanda da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa, se essa metodologia pode favorecer a articulação entre experiências pessoais e saberes acadêmicos. Foram realizadas três entrevistas narrativas sobre os territórios educativos de sua comunidade, abordando trajetória pessoal, história e contexto local. As narrativas indicaram uma aproximação à lógica da formação por Área de Conhecimento; a articulação entre elementos vivenciais e sua contextualização histórica; e o papel dos sujeitos nas transformações sociais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy of alternating | - |
| Título: dc.title | Contributions of the methodology of narrative productions in the degree in rural education. | - |
| Título: dc.title | Contribuições da metodologia das produções narrativas na licenciatura em educação do campo. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: