
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rangel, Marcelo de Mello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teodoro, Jorge Benedito de Freitas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rangel, Marcelo de Mello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teodoro, Jorge Benedito de Freitas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Haddock Lobo, Rafael | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Adriano Négris dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Marcos Torres | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15775 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026748 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho reflete uma educação independente dos domínios imperiais colocando a subjetividade num âmbito mais próprio de constituição de si mesmo. A cultura de si analisada por Michel Foucault na Hermenêutica do Sujeito revela uma perda histórica significativa naquilo que podemos chamar de educação numa cultura de si, que foi sendo esquecida diante da necessidade histórica medieval e moderna de controle dos indivíduos numa estruturada relação entre podersaber-sujeito. A individualidade, desta maneira, como parte estrutural dos corpos era o dispositivo mais capaz de fornecer as instituições medievais e modernas um aparato discursivo e controlador. Contudo, as multiplicações destes discursos sobre o sujeito no próprio campo de exercício do poder demonstraram uma capacidade infinita de produção de si mesmo das características de sujeito, que se fossem desenvolvidas numa cultura de si como na antiguidade grega necessitariam muito mais de uma liberdade individual do que de um controle excessivo. Nesse sentido uma educação mais libertadora seria mais viável no desenvolvimento de um projeto educacional qualificado e próspero. Assim, a análise foucaultiana é um avanço cultural, em que uma educação desenvolvida pela antiguidade grega fora em certa medida suprimida pelas instituições medievais e modernas de maneira insensível e tirânica. | - |
| Descrição: dc.description | This work reflects an education independent of imperial domains, placing subjectivity in a more appropriate context of self-constitution. The culture of the self analyzed by Michel Foucault in Hermeneutics of the Subject reveals a significant historical loss in what we can call education in a culture of the self, which was being forgotten in the face of the medieval and modern historical need for control of individuals in a structured relationship between power-knowledge-subject. Individuality, in this way, as a structural part of bodies was the device most capable of providing medieval and modern institutions with a discursive and controlling apparatus. However, the multiplication of these discourses about the subject in the very field of exercise of power demonstrated an infinite capacity for self-production of subject characteristics, which if they were developed in a culture of self as in Greek antiquity would require much more individual freedom than excessive control. In this sense, a more liberating education would be more viable in the development of a qualified and prosperous educational project. Thus, Foucault's analysis is a cultural advance, in which an education developed by Greek antiquity was to a certain extent suppressed by medieval and modern institutions in a callous and tyrannical way. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Michel Foucault | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Liberdade - filosofia | - |
| Título: dc.title | O cuidado de si e educação libertária em Michael Foucalt. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: