O cuidado de si e educação libertária em Michael Foucalt.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Marcelo de Mello-
Autor(es): dc.contributorTeodoro, Jorge Benedito de Freitas-
Autor(es): dc.contributorRangel, Marcelo de Mello-
Autor(es): dc.contributorTeodoro, Jorge Benedito de Freitas-
Autor(es): dc.contributorHaddock Lobo, Rafael-
Autor(es): dc.contributorSantos, Adriano Négris dos-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Marcos Torres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:53:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:53:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026748-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho reflete uma educação independente dos domínios imperiais colocando a subjetividade num âmbito mais próprio de constituição de si mesmo. A cultura de si analisada por Michel Foucault na Hermenêutica do Sujeito revela uma perda histórica significativa naquilo que podemos chamar de educação numa cultura de si, que foi sendo esquecida diante da necessidade histórica medieval e moderna de controle dos indivíduos numa estruturada relação entre podersaber-sujeito. A individualidade, desta maneira, como parte estrutural dos corpos era o dispositivo mais capaz de fornecer as instituições medievais e modernas um aparato discursivo e controlador. Contudo, as multiplicações destes discursos sobre o sujeito no próprio campo de exercício do poder demonstraram uma capacidade infinita de produção de si mesmo das características de sujeito, que se fossem desenvolvidas numa cultura de si como na antiguidade grega necessitariam muito mais de uma liberdade individual do que de um controle excessivo. Nesse sentido uma educação mais libertadora seria mais viável no desenvolvimento de um projeto educacional qualificado e próspero. Assim, a análise foucaultiana é um avanço cultural, em que uma educação desenvolvida pela antiguidade grega fora em certa medida suprimida pelas instituições medievais e modernas de maneira insensível e tirânica.-
Descrição: dc.descriptionThis work reflects an education independent of imperial domains, placing subjectivity in a more appropriate context of self-constitution. The culture of the self analyzed by Michel Foucault in Hermeneutics of the Subject reveals a significant historical loss in what we can call education in a culture of the self, which was being forgotten in the face of the medieval and modern historical need for control of individuals in a structured relationship between power-knowledge-subject. Individuality, in this way, as a structural part of bodies was the device most capable of providing medieval and modern institutions with a discursive and controlling apparatus. However, the multiplication of these discourses about the subject in the very field of exercise of power demonstrated an infinite capacity for self-production of subject characteristics, which if they were developed in a culture of self as in Greek antiquity would require much more individual freedom than excessive control. In this sense, a more liberating education would be more viable in the development of a qualified and prosperous educational project. Thus, Foucault's analysis is a cultural advance, in which an education developed by Greek antiquity was to a certain extent suppressed by medieval and modern institutions in a callous and tyrannical way.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMichel Foucault-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectControle-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade - filosofia-
Título: dc.titleO cuidado de si e educação libertária em Michael Foucalt.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.