Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Avelino, Daniela Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alessandra da | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Larissa Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Carraro, Júlia Cristina Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Vidigal, Fernanda de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Bressan, Josefina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17665 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20945/2359-3997000000517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026741 | - |
Descrição: dc.description | Objectives: We aimed to evaluate the association between the triglyceride glucose index (TyG index) and sleep quality and to establish a cut-off value for the TyG index based on the prevalence of subjects with insulin resistance (IR). Materials and methods: This cross-sectional study involved Brazilian health professionals (20-59 years). A total of 138 subjects answered the Pittsburgh Sleep Quality questionnaire to evaluate sleep quality. They were categorized into two groups: good sleep quality (global score ≤ 5 points) and poor sleep quality (global score ≥ 6 points). Also, we classified the subjects as having a high (>8.08 or >4.38) or low TyG index (≤8.08 or ≤4.38). Results: The majority of the subjects (70%) with high TyG index values (>8.08 or >4.38) reported poor sleep quality (p ≤ 0.001). Those with poor sleep quality had a 1.44-fold higher prevalence of IR (TyG index >8.08 or >4.38) compared to those with good sleep quality, regardless of sex, total cholesterol, LDL/HDL ratio, insulin, complement C3, CRP, and adiponectin (p ≤ 0.001). Conclusion: Our data showed a positive and significant association between the TyG index and poor sleep quality. Thus, these findings support the association between poor sleep quality and IR. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons license. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiometabolic risk | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insulin resistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | ROC curve | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | TyG index | - |
Título: dc.title | Triglyceride-glucose index is associated with poor sleep quality in apparently healthy subjects : a cross-sectional study. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: