Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sena, Viviane de Andrade Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Paula Cristina de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19568 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14244/198271995200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026721 | - |
Descrição: dc.description | A compreensão acerca da relação de correspondência entre letras e sons (grafemas e fonemas) é tão importante quanto complexa no processo inicial de aquisição da escrita. Para que esse conhecimento emerja, é preciso que trabalhemos junto às crianças, de modo sistemático e também significativo, a reflexão sobre a dimensão sonora das palavras a partir de atividades pedagógicas que contribuam para que elas (as crianças) desenvolvam habilidades de consciência fonológica (CF). A CF representa condição obrigatória para que uma criança com desenvolvimento típico possa avançar em seu aprendizado do sistema de escrita alfabética. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi o de realizar uma busca por pesquisas brasileiras, no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, acerca de intervenção/mediação em CF e escrita inventada de crianças matriculadas na pré-escola e no primeiro ano do ciclo de alfabetização, a fim de compreender as contribuições e os limites desses estudos. Com base na metodologia de pesquisa bibliográfica, concluímos que intervenção em CF e escrita inventada contribuíram para o avanço nas hipóteses levantadas pelas crianças sobre o princípio alfabético. Contudo, as pesquisas nesse âmbito existem em número discreto e estão concentradas nas escolas urbanas, indicando uma necessidade de ampliação desses estudos para escolas situadas no meio rural. | - |
Descrição: dc.description | Understanding the correspondence relationship between letters and sounds (graphemes and phonemes) is as important as it is complex in the initial writing acquisition process (Soares, 2016, 2020). For this knowledge to emerge, it is necessary that we work with the children in a systematic, and also, in a meaningful way, the reflection on the sound dimension of words from pedagogical activities that contribute for them (the children) to develop phonological awareness skills (PA). PA represents a mandatory condition for a child with typical development to advance in their learning of the alphabetical writing system (Morais, 2019). In this sense, the objective of this work was to carry out a search for Brazilian research, on the website of the Digital Library of Theses and Dissertations, about intervention mediation in PA and invented spelling of children enrolled in preschool and in the first year of the literacy cycle, in order to understand the contributions and limits of these studies. Based on the bibliographic research methodology, we concluded that intervention in PA and invented spelling contributed to the advancement in the hypotheses raised by children about the alphabetical principle. However, research in this area exists in a discreet number and is concentrated in urban schools, indicating a need to expand these studies to schools located in rural areas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Eletrônica de Educação autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Licença concedida via e-mail em 04 set. 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência fonológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita inventada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | - |
Título: dc.title | Aquisição da escrita : contribuições de pesquisas de intervenção em consciência fonológica e escrita inventada. | - |
Título: dc.title | Acquisition of writing : contributions of intervention research in phonological awareness and invented spelling. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: