
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Machado, Jackelany de Souza França Durães | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20787 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.4359 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026720 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo se orienta pelo objetivo de discutir como professores de Química leem, interpretam e avaliam materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza. O referencial teórico reporta-se a integração curricular e ao conhecimento profissional docente. Trata-se de um estudo de caso em que os dados foram produzidos por meio de entrevistas concedidas por duas professoras, realizadas em conjunto. A análise se deu a partir de duas categorias, das quais os principais resultados indicam que as professoras leem a integração curricular como interdisciplinaridade e a interpretam como flexibilidade. A ausência de clareza e explicitação de justificativas dos procedimentos químicos e matemáticos nos textos de orientação e na apresentação das respostas esperadas, nas informações referentes à variação no grau de complexidade das atividades e na organização dos conteúdos, implica o comprometimento das aprendizagens das professoras em relação aos procedimentos que justificam as estratégias nas resoluções das atividades, o que pode reverberar os processos de ensino e de aprendizagem em uma proposta com projetos integradores. | - |
| Descrição: dc.description | The paper is guided by the objective of discuss how Chemistry teachers read, interpret and evaluate integrative curricular materials of the Natural Sciences area. The theoretical framework refers to curriculum integration and professional teaching knowledge. It is a case study in which data were produced through interviews given by two teachers, carried out together. The analysis of its from two categories, of which the main results indicate that the teachers read the curriculum integration as interdisciplinarity and interpret it as flexibility. The lack of clarity and explanation of justifications for chemical and mathematical procedures in the guidance texts and in the presentation of the expected answers, in the information regarding the variation in the degree of complexity of the activities and in the organization of the contents, implies the commitment of the teachers' learning in relation to the procedures that justify the strategies in the resolution of activities, which can reverberate the teaching and learning processes in a proposal with integrative projects. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materiais curriculares integradores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento profissional docente | - |
| Título: dc.title | Leitura, interpretação e avaliação, por duas professoras, da matemática e química incorporadas a materiais curriculares integradores. | - |
| Título: dc.title | Reading, interpretation and evaluation, by teachers, of mathematics and chemistry incorporated into integrative curriculum materials. | - |
| Título: dc.title | Lectura, interpretación y evaluación, por parte de dos profesores, de matemáticas y química incorporadas a materiales curriculares integradores. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: