Leitura, interpretação e avaliação, por duas professoras, da matemática e química incorporadas a materiais curriculares integradores.

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Autor(es): dc.creatorMachado, Jackelany de Souza França Durães-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:53:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:53:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20787-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37001/emr.v29i85.4359-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026720-
Descrição: dc.descriptionO artigo se orienta pelo objetivo de discutir como professores de Química leem, interpretam e avaliam materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza. O referencial teórico reporta-se a integração curricular e ao conhecimento profissional docente. Trata-se de um estudo de caso em que os dados foram produzidos por meio de entrevistas concedidas por duas professoras, realizadas em conjunto. A análise se deu a partir de duas categorias, das quais os principais resultados indicam que as professoras leem a integração curricular como interdisciplinaridade e a interpretam como flexibilidade. A ausência de clareza e explicitação de justificativas dos procedimentos químicos e matemáticos nos textos de orientação e na apresentação das respostas esperadas, nas informações referentes à variação no grau de complexidade das atividades e na organização dos conteúdos, implica o comprometimento das aprendizagens das professoras em relação aos procedimentos que justificam as estratégias nas resoluções das atividades, o que pode reverberar os processos de ensino e de aprendizagem em uma proposta com projetos integradores.-
Descrição: dc.descriptionThe paper is guided by the objective of discuss how Chemistry teachers read, interpret and evaluate integrative curricular materials of the Natural Sciences area. The theoretical framework refers to curriculum integration and professional teaching knowledge. It is a case study in which data were produced through interviews given by two teachers, carried out together. The analysis of its from two categories, of which the main results indicate that the teachers read the curriculum integration as interdisciplinarity and interpret it as flexibility. The lack of clarity and explanation of justifications for chemical and mathematical procedures in the guidance texts and in the presentation of the expected answers, in the information regarding the variation in the degree of complexity of the activities and in the organization of the contents, implies the commitment of the teachers' learning in relation to the procedures that justify the strategies in the resolution of activities, which can reverberate the teaching and learning processes in a proposal with integrative projects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-currículo-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais curriculares integradores-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento profissional docente-
Título: dc.titleLeitura, interpretação e avaliação, por duas professoras, da matemática e química incorporadas a materiais curriculares integradores.-
Título: dc.titleReading, interpretation and evaluation, by teachers, of mathematics and chemistry incorporated into integrative curriculum materials.-
Título: dc.titleLectura, interpretación y evaluación, por parte de dos profesores, de matemáticas y química incorporadas a materiales curriculares integradores.-
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