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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santana, Adrielle de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Saul Emanuel Delabrida | - |
Autor(es): dc.contributor | Santana, Adrielle de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Saul Emanuel Delabrida | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rone Ilídio da | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Wagner Aparecido de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026714 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O sistema de amarração utilizado para atracação de navios em píer é composto de métodos caracterizados pela utilização de combinações de ganchos, cabeços e guinchos. Esses, por sua vez, são alguns dos responsáveis por garantia de estabilização e segurança quando os navios estão atracados, sejam em repouso ou em carregamento/descarregamento. O gancho é um equipamento com conjunto de unhas as quais, no processo de amarração em que os cabos lançados do navio para terra, funcionam como garra de enlace. O gancho por sua vez sempre estará interligado a um guincho de tração que é responsável por garantir a perfeita função de tracionar ou solecar os cabos amarrados quando necessário, proporcionando a estabilização correta do navio. Esse sistema de ganchos tem a praticidade de desarme manual/automático do cabo. O gancho também está equipado com células de cargas em cada unha, disponibilizando as informações de tensão nos cabos enlaçados. A utilização do cabeço é similar ao sistema de gancho. O cabeço também esta interligado a um guincho de amarração, no entanto, o cabeço é um sistema unicamente de operação manual de enlace do calabrote para engate do cabo tanto para a operação de atracação como desatracação. O guincho é o elemento principal de operacionalidade do sistema de amarração de navios, garantindo a devida operação durante o período de amarração, fornecendo ao operador as informações para análise e atuações durante o período em que o navio estiver atracado. Assim pode-se constatar que o sistema do guincho tem que ser eficaz e exato com as devidas informações de variáveis no processo, habilitando, assim, ao operador uma confiabilidade nas devidas interações com o sistema. O sistema do guincho é dividido em: sistema de sensoriamento e medição, sistema de medição de tensão no cabo, sistema elétrico e sistema mecânico. A inspeção do sistema do guincho é uma atividade crucial para garantir a segurança de todo o píer, no entanto, tal atividade requer conhecimento de todos os elementos a serem inspecionados além de importantes conhecimentos de segurança para se evitar acidentes durante o acesso ao local de inspeção. Com o desenvolvimento do aplicativo e foi realizado o teste com usuários, resultando em estatísticas confiáveis da aplicação do modelo para se sugerir investimentos futuros. O ambiente virtual refletiu uma percepção e sensação motivadora aos treinados na expectativa de desenvolvimentos futuros, inclusive para interfaces reais com o guincho. | - |
Descrição: dc.description | The mooring system used for mooring vessel on a pier is composed by methods characterized by use of hooks, bollards, and winches. These, in turn, are responsible for the ensure stabilization and safety when ships are docked, whether at rest or oading/unloading. The hook is equipment with nail set in which, in the process of mooring, the cables launched from the ship to land, work as a link claw. The hook in turn will always be connected to a traction winch, which is responsible for the ensuring the perfect function of traction or soot the tied cables when necessary, providing the correct stabilization of the ship. This hook system has the practicality of manual/automatic cable disarming. The hook is also equipped with load cells on each nail, providing tension information on the encased cables. The use of winch head is similar to the hook system. The bollard is also interconnected to a mooring winch; however, the winch head is a system only used on a manual operation of manual connection of the handle for coupling the cable for both the mooring operation and unmooring. The winch is the main element of the operation on ship mooring system, ensuring proper operation during the mooring period, giving the operator the information for analysis and performance during the period in which the ship is docked. Thus, it can be seen that winch system has to be effective and accurate with the proper information of variables in the process, thus enabling the operator to be reliabille in the proper interactions with the system. The winch system is divided into sensing and measuring system, cable voltage measurement system, electrical system, and mechanical system. The inspection of the winch system is a crucial activity to ensure the safety of the entire pier, however, such activity requires knowledge of all the elements to be inspected in addition to important safety knowledge to avoid accidents during access to the inspection site. With the development of the application and the test was carried out with users, resulting in reliable statistics of the application of the model to suggest future investments. The virtual environment reflected a motivating perception and sensation for those trained in anticipation of future developments, including real interfaces with the winch. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amarração de navios - ancoradouros - guinchos de amarração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amarração de navios - sistemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de uma ferramenta de inspeção de guinchos de amarração de navios com realidade virtual. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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