Saberes e fazeres matemáticos de uma aluna surda na perspectiva da ação pedagógica da etnomodelagem.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMelo, Rabeka Catarine Ferreira de-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Rodrigo Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:53:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:53:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20772-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://etnomatematicasbrasis.org/saberes-e-fazeres-matematicos-de-uma-aluna-surda-na-perspectiva-da-acao-pedagogica-da-etnomodelagem/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.29327/2366212.2025.1-6-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026710-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho refere-se a uma pesquisa em andamento que tem como objetivo compreender como uma ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem pode auxiliar uma aluna Surda na compreensão local, global e dialógica de atividades realizadas em seu cotidiano. Para isso, está sendo feito um estudo qualitativo, em que foi realizada uma pesquisa teórica e, posteriormente, será realizado um trabalho de campo que utilizará: entrevistas semiestruturadas; questionários; e três blocos de atividades. O material empírico será analisado conforme os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados indicam que a Etnomatemática pode proporcionar aos alunos surdos diferentes modos de aprendizagem por meio do desenvolvimento da linguagem matemática e da Língua de Sinais, conectando-os às práticas matemáticas e permitindo-lhes que compreendam a Matemática de forma contextualizada com a realidade sociocultural.-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo se refiere a una investigación en curso que tiene como objetivo comprender cómo una acción pedagógica basada en la Etnomodelación puede ayudar a una estudiante Sordo en la comprensión local, global y dialógica de las actividades realizadas en su vida cotidiana. Así, se está realizando un estudio cualitativo, en el que se realizó una investigación teórica y, posteriormente, se realizará un trabajo de campo mediante: entrevistas semiestructuradas; cuestionarios; y tres bloques de actividades. El material empírico será analizado de acuerdo con los supuestos de la Teoría Fundamentada. Los resultados indican que la Etnomatemática puede proporcionar a los estudiantes sordos diferentes formas de aprendizaje a través del desarrollo del lenguaje matemático y la Lengua de Señas, conectándolos con las prácticas matemáticas y permitiéndoles comprender las Matemáticas de una manera contextualizada con la realidad sociocultural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomodelagem-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectCultura surda-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos surdos-
Título: dc.titleSaberes e fazeres matemáticos de uma aluna surda na perspectiva da ação pedagógica da etnomodelagem.-
Título: dc.titleSaberes y haceres matemáticos de una estudiante sorda desde la perspectiva de la acción pedagógica de la etnomodelación.-
Título: dc.titleMathematical knowing and doing of a deaf student from the perspective of the pedagogical action of ethnomodelling.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.