Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Saul Emanuel Delabrida | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Saul Emanuel Delabrida | - |
Autor(es): dc.contributor | Bianchi, Andrea Gomes Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Darin, Ticianne de Gois Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Wilk Oliveira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Honorato, Noemi da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16273 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026680 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O autismo é uma síndrome cujas causas não são completamente conhecidas. É caracterizada por limitação na comunicação e socialização, atraso significativo de linguagem e deficiência intelectual. Tais limitações tem feito com que ao longo dos últimos anos, diferentes estratégias tenham sido analisadas para diminuir os aspectos negativos da síndrome. Dentre as estratégias adotadas, os jogos educativos tem ganhado destaque. Assim, no intuito de contribuir com o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de crianças autistas, foram desenvolvidos dois jogos, um em 2D e o outro em 3D. Além de um mapeamento sistemático, para identificar os critérios usados na elaboração de jogos sérios para autistas. Neste contexto, os jogos educativos, podem ajudar as crianças autistas, auxiliar os familiares e professores na aplicação do conteúdo pedagógico nas aulas remotas. Dessa forma, o jogo Strong é voltado a comunicação e socialização. Apresenta o ensino das cores, expressões faciais, atividades da vida diária, números, palavras e formas geométricas. O Herde é um jogo ambiental baseado em ciência cidadã, que visa facilitar a compreensão, o aprendizado e a preservação do meio ambiente. O jogo desenvolvido apresenta além de cenário e personagem, questionários de prova para fixação de conteúdo disciplinar. Os resultados esperados indicam que os jogos podem auxiliar os educadores contribuindo com i) o desenvolvimento das funções conativas, ii) funções executivas superiores, e iii) funções cognitivas das crianças. | - |
Descrição: dc.description | Autism is a syndrome whose causes are not completely known. It is charac- terized by limited communication and socialization, significant language delay, and intellectual disability. Such limitations have meant that, over the last few years, different strategies have been analyzed to reduce the negative aspects of the syn- drome. Among the strategies adopted in recent years, educational games have gained prominence. Thus, to contribute to the cognitive development and learning of autis- tic children, two games were developed, one in 2D and the other in 3D. In addition to a systematic mapping, to identify the criteria used in the elaboration of serious games for autistics. In this context, educational games can help autistic children and assist family members and teachers in applying pedagogical content in remote classes. Thus, the game Strong is aimed at communication and socialization. It presents the teaching of colors, facial expressions, activities of daily living, numbers, words, and geometric shapes. Herde is an environmental game based on citizen science, which aims to facilitate understanding, learning, and preservation of the environment. The developed game presents test questionnaires for reinforcing disci- plinary content. The expected results indicate that the game can help educators by contributing with i) the development of conative functions, ii) superior executive functions, and iii ) children’s cognitive functions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis - gamificação | - |
Título: dc.title | Strong e Herde : jogos em 2D e 3D com características para estimular o processo cognitivo das crianças com autismo. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: