
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Farias, Paula Karoline Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Sales, Marinilza Soares Mota | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Ana Carolina Mota | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Priscila Avelar | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Patrícia Dawylla de Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Letícia Josyane Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveria, Fabíola Belkiss Santos de | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Viviane Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Leite, Agda Silene | - |
| Autor(es): dc.creator | Eleutério, Tatiane Palmeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Erika Cardoso dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Elma Lúcia de Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Aline Soares Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.creator | Sampaio, Helena Alves de Carvalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16320 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23631 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026668 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivou-se desenvolver e verificar a validade de conteúdo e a confiabilidade de um instrumento que propõe avaliar os níveis de letramento alimentar de adolescentes. Realizou-se o teste e o reteste com 60 participantes, para a estimativa da confiabilidade. O instrumento desenvolvido foi denominado de Letramento Alimentar de Adolescentes (LAA). A análise da validade de conteúdo foi conduzida por uma equipe de especialistas. Em seguida foi realizada a verificação da confiabilidade do instrumento (alfa de Cronbach/consistência interna) e teste-reteste (Kappa simples). Após avaliação do comitê de especialistas, o instrumento foi considerado válido quanto ao seu conteúdo. Na sequência recomendou-se a aplicação do instrumento para avaliar as outras qualidades propostas. Os resultados alcançados foram discutidos novamente com o comitê de especialistas, entrevistadores e autores do instrumento “LAA”, que julgaram o instrumento apto para ser utilizado nas demais etapas das avaliações, sem necessidade de mudanças, na versão final apresentada. O instrumento foi aplicado em 60 adolescentes, destes 34 (56,7%) eram do sexo masculino, com média de idade de 14,6 anos e com prevalência da raça/cor da pele parda (n= 45 / 75%). No que diz respeito à estimativa da confiabilidade, a consistência interna ou alfa de Cronbach estimado foi de 0,82. Quanto à reprodutibilidade, verificou-se que dentre as 54 perguntas do instrumento, apenas duas obtiveram Kappa inferior a 0,60. Sendo assim, o instrumento LAA apresentou boa aplicação e fácil compreensão, bons padrões de confiabilidade e validade de conteúdo. | - |
| Descrição: dc.description | The objective was to develop and verify the content validity and reliability of an instrument that proposes to assess the levels of food literacy in adolescents. The test and retest was conducted with 60 participants to estimate reliability. The instrument developed was called Adolescent Food Literacy (ALE). The content validity analysis was conducted by a team of experts. Then, the instrument reliability (Cronbach's alpha/internal consistency) and test-retest (simple Kappa) were checked. After evaluation by the expert committee, the instrument was considered valid as to its content. Subsequently, it was recommended that the instrument be applied to evaluate the other proposed qualities. The results achieved were discussed again with the committee of experts, interviewers, and authors of the "LAA" instrument, who judged the instrument apt to be used in the remaining stages of the evaluations, with no need for changes, in the final version presented. The instrument was applied to 60 adolescents, of which 34 (56.7%) were male, with a mean age of 14.6 years and a prevalence of brown skin color/race (n=45 / 75%). With regard to the estimate of reliability, the internal consistency or Cronbach's alpha estimated was 0.82. As for the reproducibility, it was verified that among the 54 questions of the instrument, only two obtained a Kappa lower than 0.60. Thus, the LAA instrument showed good application and easy understanding, good standards of reliability and content validity. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento alimentar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inquéritos e questionários | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento da validade de conteúdo e confiabilidade de um instrumento de avaliação do letramento alimentar de adolescentes. | - |
| Título: dc.title | Development of content validity and reliability of an instrument to assess adolescent food literacy. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: