Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Luís | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fernando Luiz Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Luís | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fernando Luiz Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sergio Evangelista | - |
Autor(es): dc.contributor | Pena, Carolina Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Adilson Pereira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Anderson Castro Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Ricardo Morato Fiúza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026666 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A evasão de estudantes é um fenômeno recorrente nos sistemas de educação do Brasil. Embora na literatura sejam encontrados muitos estudos que investigaram diversos cenários de evasão, os fatores relacionados à ocorrência desse fenômeno podem variar entre diferentes contextos e instituições de ensino superior. Inicialmente, é fundamental que cada instituição ou curso seja analisado individualmente, para que o perfil de estudantes potencialmente em risco de evasão seja identificado. Assim, a gestão universitária se torna capaz de tomar medidas que visem o aumento da permanência dos estudantes nos seus cursos, até que se tornem graduados. Neste contexto, esta pesquisa quantitativa investigou os cenários de evasão dos dois cursos de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto. Foram aplicados modelos de regressão logística para analisar como fatores acadêmicos, pouco estudados na literatura, bem como fatores sociodemográficos e socioeconômicos, se associaram com as chances de o estudante evadir dos cursos de graduação. Os resultados dos modelos indicaram que os fatores acadêmicos são os que mais explicam o fenômeno da evasão nestes cursos. As análises dos fatores socioeconômicos reforçaram a importância da assistência estudantil para a permanência do estudante nos cursos. | - |
Descrição: dc.description | The literature presents a diversity of studies that investigated cases of higher education dropout. The factors associated to its occurence may vary in each case in different higher education courses and institutions. In this context, the present research analyzed the dropout scenarios of the two Production Engineering undergraduate courses of Universidade Federal de Ouro Preto. It consists of a quantitative research and logistic regression models were applied to analyze how academic factors, not commonly considered in studies, as well as sociodemographic and socioeconomic factors, are associated with the chance of dropping out from the courses. The academic factors explained the dropout the most. The socioeconomic factors reinforced the importance of student aid in order to reduce the chances of dropping out. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa quantitativa | - |
Título: dc.title | Evasão em cursos de engenharia de produção da Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: