
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Carolina Trindade | - |
| Autor(es): dc.creator | Brito, Lélis Maia de | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Marcelo Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Luciano Batista de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19235 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/oelv21n12-012 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026631 | - |
| Descrição: dc.description | Utilizando o Role Play Game (RPG), este trabalho de conclusão de curso explora a aplicação de uma metodologia ativa no ensino de Engenharia de Minas. Empregando o RPG como estratégia pedagógica, essa abordagem promove a aprendizagem participativa, envolvendo os alunos de maneira dinâmica e contextualizada. Abrangendo conceitos de metodologias ativas de ensino e aspectos relacionados à engenharia de minas, este estudo visa explorar o potencial do RPG como ferramenta educacional no contexto específico da Engenharia de Minas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, com foco nos jogos educativos. Por meio da análise da literatura, descobriu-se que a incorporação de RPGs como um método ativo pode trazer inúmeras vantagens no aprendizado. Um grande benefício é o maior envolvimento dos alunos, o que, por sua vez, leva ao cultivo de habilidades de resolução de problemas. Além disso, promove a criatividade, incentiva o trabalho em equipe e facilita a aplicação do conhecimento teórico no mundo real. Explorar diferentes abordagens e estratégias para implementar o RPG pode fornecer uma experiência de aprendizado mais envolvente e significativa. Conclui-se que a utilização do RPG no curso de Engenharia de Minas é uma ferramenta de ensino que pode aprimorar a formação dos futuros engenheiros de minas. | - |
| Descrição: dc.description | Using the Role Play Game (RPG), this course completion work explores the application of an active methodology in the teaching of Minas Engineering. Employing RPG as a pedagogical strategy, this approach promotes participatory learning, involving students in a dynamic and contextualized way. Covering concepts of active teaching methodologies and aspects related to mine engineering, this study aims to explore the potential of RPG as an educational tool in the specific context of Minas Engineering. To do so, a bibliographic review was carried out, focusing on educational games. By analyzing the literature, it was discovered that the incorporation of RPGs as an ative method can bring countless advantages in learning. A major benefit is greater student involvement, which in turn leads to the cultivation of problem-solving skills. It also promotes creativity, encourages teamwork and facilitates the application of theoretical knowledge in the real world. Exploring different approaches and strategies to implement RPG can provide a more engaging and meaningful learning experience. It is concluded that the use of RPG in the Minas Engineering course is a teaching tool that can improve the training of future mining engineers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A OLEL usa a licença Creative Commons CC BY. É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte. Fonte: OLEL <https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/about>. Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
| Título: dc.title | O uso do role play game como metodologia ativa para aprendizado no curso de engenharia de minas. | - |
| Título: dc.title | The use of the role play game as an active methodology for learning in the mining engineering course | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: