Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dressler, Fernanda Costa dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.creator | Kato, Danilo Seithi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13707 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.2.24220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026563 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo se fundamentou na teoria ator-rede e investigou processos de ensino e aprendizagem no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute sobre ecossistemas e suas transformações. Tomamos esse processo como uma prática sociomaterial em que a aprendizagem decorre de um processo de associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas e nos dedicamos a responder: Como o conhecimento sobre o ecossistema e suas transformações é mobilizado por meio de um conjunto de atividades em uma sequência didática, das quais se destaca uma trilha ecológica? Em nossos resultados, constatamos que as atividades possibilitaram uma experiência que abarca aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma “aprendizagem estética”, o que propicia uma educação científica que amplia percepções sobre ambiente dos estudantes. | - |
Descrição: dc.description | This research consists of a study based on the actor-network theory to investigate the teaching and learning processes with 6th-grade students from a public school in Belo Horizonte from a didactic sequence that discusses ecosystems and their transformations. We adopted this educational method as a socio-material practice in which learning results from a process of association between humans, natural and technological artifacts built through a network of multiple facts, objects, and people. From this direction, we dedicate ourselves to answer: How is knowledge about the ecosystem and its transformations mobilized through a set of activities in a didactic sequence, of which an ecological trail stands out? In our results, we found that the didactic sequence enabled an experience that encompasses aspects and subjects that involve the subject and his surroundings, characterized as “aesthetic learning”, which provides a scientific education that expands students' perceptions about the environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico REBECEM permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1711> . Acesso em: 23 mar. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental II | - |
Título: dc.title | A teoria ator-rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações. | - |
Título: dc.title | The actor-network theory in a didactic sequence for discussion of the theme ecosystems and their transformations. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: