Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gumbrecht, Hans Ulrich | - |
Autor(es): dc.creator | Hamdan, Juliana Cesário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6918 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026535 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste texto é o de, por um lado, refletir sistematicamente, sobre a relação da pedagogia e uma filosofia da presença, que tem sido desenvolvida nos últimos dez anos. Neste sentido, a ideia seria a de, por um lado, desenvolver argumentos historicamente sustentados que possam convencer aos leitores, que, certamente são, em sua maioria, educadores, de que trabalhar na perspectiva da filosofia da presença seria proveitoso, interessante, sobretudo para formação de professores, de uma forma geral, e na disciplina de história da educação, de forma particular. De outro, seria a preocupação, tanto profissional, quanto existencial, com uma tendência de nosso tempo, qual seja, a de substituir, progressivamente, a prática educativa situada preponderantemente na coopresença corporal, do professor e dos alunos, por uma educação à distância, mediatizada eletronicamente. | - |
Descrição: dc.description | This paper has two main concerns: on the one hand, it tries to think through the relationship of pedagogy and a philosophy of presence, as it has been developed over the past decade. Based on historical observations, it tries to convince the readers, and specific educators and scholars in Pedagogy, that it would be useful for them to embrace such a philosophy of presence, both for the training of teachers and for research in the field of a history of education. On the other hand, the article tries to propose a critique of a general cultural tendency of our time, that is the tendency of a gradual replacement of an educational practice based on bodily co-presence through electronically mediated education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cronótopo historicista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de presença | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production of presence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chronotope historicist | - |
Título: dc.title | Desafiando a história : por uma pedagogia da presença. | - |
Título: dc.title | Challenging “history” : pedagogy of presence. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: