
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Antunes, Fabrício Mendes | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15908 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9725 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026511 | - |
| Descrição: dc.description | A partir do estado do conhecimento de dissertações e teses no campo da Educação Matemática, analisamos neste artigo um conjunto de 16 pesquisas que tem como tema a relação professor-materiais curriculares, direcionados pelo objetivo de compreender a abordagem dada, na pesquisa brasileira, à avaliação de materiais curriculares feita por professores. O estudo aqui apresentado, recorte de uma pesquisa maior, caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa do tipo análise bibliográfica. Após leitura na íntegra das 16 pesquisas, procedemos ao fichamento com o intuito de perceber, selecionar e, especialmente, sistematizar as informações para amparar a análise e discussão. Como principais resultados, identificamos que a avaliação é condicionante do desenvolvimento curricular, implicada pelos recursos que professores e materiais trazem para uma relação dinâmica, tendo como seu produto as práticas de ensino e o processo de aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | Based on the state of knowledge of dissertations and theses in the field of Mathematics Education, we analyze in this paper a set of 16 researches that have as theme the teacher-curriculum materials relationship, guided by the objective of understanding the approach given, in Brazilian research, to evaluation of curriculum materials made by teachers. The study presented here, part of a larger research, is characterized as having a qualitative approach of the bibliographic analysis type. After reading the full 16 researches, we proceeded with the filing in order to perceive, select and, especially, systematize the information to support the analysis and discussion. As main results, we identified that assessment is a condition of curriculum development, implied by the resources that teachers and mate- rials bring to a dynamic relationship, having as its product the teaching practices and the learning process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de materiais curriculares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-materiais curriculares | - |
| Título: dc.title | Materiais curriculares de Matemática e sua avaliação por professores na pesquisa brasileira. | - |
| Título: dc.title | Mathematics curriculum materials and their assessment by teachers in Brazilian research. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: