Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Miranda, Áquila Bruno | - |
Autor(es): dc.creator | Sacramento, Cristina Carla | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Adelina Malvina Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Anastacio, Ágatha Danielli Liberato Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Tanielly Rosária Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Carolina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19522 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026476 | - |
Descrição: dc.description | Este relato de experiência apresenta uma ação extensionista desenvolvida, em 2019, entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) de Mariana (MG), junto ao Programa/Serviço Jovem Aprendiz. Nosso objetivo foi mediar reflexões sobre o (re)conhecimento das identidades juvenis marianenses, numa perspectiva interseccional, buscando contribuir para uma formação cidadã crítica da realidade social, a partir das narrativas de autoras/es negras/os. Utilizamos o método de Oficinas em Dinâmicas de Grupo. Como resultados, identificamos uma ausência de escritoras/es negras/os em espaços institucionais, situação suprida por manifestações artísticas literárias, repletas de críticas sociais, que possibilitaram a reflexão sobre os processos de desigualdade social, bem como caminhos para o seu enfrentamento. Concluímos que estas manifestações foram fundamentais para a (re)construção das narrativas a partir das vozes e trajetórias das/dos jovens. | - |
Descrição: dc.description | This experiential account presents an extension action developed in 2019 between the Federal University of Ouro Preto (UFOP) and the Secretariat of Social Development and Citizenship (SEDESC) of Mariana (MG), in collaboration with the Young Apprentice Program/Service. Our aim was to facilitate reflections on the (re)recognition of youth identities in Mariana from an intersectional perspective, seeking to contribute to a critical civic education about social reality through the narratives of black authors. We employed the method of Workshops in Group Dynamics. As a result, we identified an absence of black authors in institutional spaces, a gap filled by literary artistic expressions rich in social critiques, which enabled reflection on processes of social inequality and pathways for addressing them. We conclude that these expressions were fundamental for the (re)construction of narratives based on the voices and trajectories of young people. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura negra | - |
Título: dc.title | Dos silenciamentos à construção de reconhecimentos, cumplicidades e autorias de si a partir de um olhar interseccional : um relato de experiência. | - |
Título: dc.title | From silencings to the recognitions, complicities and self-authorship : an experiential account. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: