
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Roseli de Alvarenga | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19478 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026451 | - |
| Descrição: dc.description | This article presents a historical study based on Oral History as a research methodology and on situated learning theory. The data analyzed are the memories of a teacher educator who trained indigenous teachers during the last decades of the 20th century. Based on the reality of indigenous education of some ethnic groups in Brazil, mathematics educators who teach teachers elaborated different proposals from the ones in use. The data were produced from interviews, authorial texts, and recollections of the teacher about her pedagogical actions in training courses for indigenous teachers. The results revealed an intense dialogue between indigenous and non-indigenous knowledge and pedagogical proposals for schools. Those elaborated proposals value the ethnic, cultural, and social diversity of each ethnic group, no longer guided by a Eurocentric and elitist understanding of mathematics but based on knowing the existence of different mathematics typical of different cultures and social groups. | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um estudo histórico pautado na História Oral, como metodologia de pesquisa e na teoria da aprendizagem situada, como referencial teórico, a partir do qual as memórias de uma professora formadora de professores indígenas, referentes às últimas décadas do século XX, foram retomadas e analisadas. Discussões e ações sobre a realidade da educação escolar indígena de algumas etnias do Brasil por educadores matemáticos formadores de professores, estruturaram a elaboração de propostas diferenciadas das modalidades então em vigor. Os dados foram produzidos a partir de entrevista, textos autorais e rememorações da professora em suas ações pedagógicas em cursos de formação para professores indígenas. Os resultados evideciaram a promoção de um intenso diálogo entre os conhecimentos indígenas e não indígenas, assim como a elaboração de propostas pedagógicas para as escolas, valorizando a diversidade étnica, cultural e social de cada etnia, não mais orientadas por uma compreensão eurocêntrica e elitista da matemática, mas pautando-se na compreensão da existência de diversas matemáticas, próprias das distintas culturas e grupos sociais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os autores de trabalhos publicados no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- ND 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Fonte: Caminhos da Educação Matemática em Revista <https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/about>. Acesso em: 01 nov. 2024 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indigenous teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oral history | - |
| Título: dc.title | The mathematical teacher education of indigenous teachers in Brazil in the last decades of the 20th century : memoirs of a teacher educator. | - |
| Título: dc.title | A formação matemática de professores indígenas no Brasil nas últimas décadas do século XX : memórias de uma professora formadora. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: