Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Borges, Priscila Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Gambarato, Renira Rampazzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10679 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026444 | - |
Descrição: dc.description | This article discusses, from a Peircean semiotic perspective, (1) the logic of algorithms employed by Facebook to foster audience engagement as it relates to the spreadability of fake news in the context of transmedia journalism, and (2) how our own methods of fixation of beliefs influence this process. The methodological approach encompasses a qualitative conceptual study of Peircean semiotics, focusing on concepts such as truth, reality, representation, fixation of beliefs, and collateral experiences, as a proposition to investigate the relationship between algorithms, fake news, and transmedia journalism. The research findings point to the fact that social media networks such as Facebook have their share of responsibility in the current fake news furor, but audiences are also involved in this issue as their behavior and beliefs play an important role in feeding Facebook’s algorithms. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is licensed under the Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives (by-nc-nd). Available at http://ijoc.org. Fonte: o próprio artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fixation of beliefs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peircean semiotics | - |
Título: dc.title | The role of beliefs and behavior on facebook : a semiotic approach to algorithms, fake news, and transmedia journalism. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: