
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pires, Nair Aparecida Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13533 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.4360 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026360 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Projeto Didático, fruto da experiência desenvolvida no âmbito do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no primeiro semestre do ano de 2019. O Projeto tomou como referencial teórico a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico na ação docente e que se constrói a partir da experiência e da prática no campo de trabalho, apoiada em saberes teóricos, práticos e da reflexão ética. Desenvolvido ao longo de um semestre letivo, o Projeto se estruturou em 04 etapas, articuladas entre si: 1-Preparação; 2- Interação com a escola (observação da escola e da sala de aula); 3- Intervenções (planejamento, realização, avaliação); 4- avaliação (seminários, relatório final). As Pautas Didáticas foram elaboradas com o objetivo de proporcionar aos futuros professores maior compreensão do fenômeno educativo a partir de processos de observação, reflexão, problematização, elaboração e realização de práticas de ensino. O Projeto Didático apoiado nas Pautas Didáticas potencializou o processo de reflexão sobre a organização da gestão da classe e gestão dos aprendizados no processo de ensino e de aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to reflect on the Didactic Project, as a result of the experience developed within the supervised internship scope of the Degree in Music, in Federal University of Ouro Preto (UFOP), during the first semester/2019. The Project took teacher professionality as a theoretical reference, understood as the specific teaching action constructed from the experience and the practice in the working field, supported on theoretical and practical knowledge and the ethical reflection. Developed over college semester, the Project was structured on 04 stages, articulated with each other: 1 - Preparation; 2 - Interaction with the school (school and classroom under observation); 3 - Interventions (planning, accomplishment, appraisal); 4 - Assessment (seminars, final report). Didactic Guidelines were made in order to provide to future teachers a better understanding of the educational phenomenon from observation, reflection, questioning, elaboration and accomplishment of teaching practices processes. The Didactic Project supported by the Didactic Guidelines enhanced the process of reflection on the organization of class management and learning management in the teaching and leanrning process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado. | - |
| Título: dc.title | The construction of the teacher professionality along the supervised internship. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: