Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Araújo, Sebastião Aparecido de | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Laudares, João Bosco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17414 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026348 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. | - |
Descrição: dc.description | The present article presents some considerations about teaching Ordinary Differential Equations, based on some research carried out in the light of Mathematics Education in Higher Education. The research methodology was outlined by means of a bibliographical survey focused on a set of Master's Theses that were detailed, highlighting the theme of investigation, the theoretical and bibliographical reference, the research methodology and the main contributions to current research on the teaching of Ordinary Differential Equations. The conclusions of the article based on the bibliographical survey carried out point out that the teaching of Ordinary Differential Equations has been characterized by a focus on solving rules and formulas, with a predominance of algebraism and algorithmization over interpretation and application; the exercise-solving methodology has excelled over the problem-solving methodology in the teaching of Ordinary Differential Equations; the exploration of physical phenomena through didactic activities can contribute richly to the interpretation of Ordinary Differential Equations; the use of modeling in the teaching of Ordinary Differential Equations has been configured as a methodological alternative to be considered by teacher-researchers committed to the learning of their students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamento bibliográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática no ensino superior | - |
Título: dc.title | Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas. | - |
Título: dc.title | Considerations on teaching ordinary differential equations from some research. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: