
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karina Gomes Barbosa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9687 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026279 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo reflete sobre o lugar e o papel do jornalismo laboratorial impresso em um curso, ainda jovem, de Jornalismo do interior do país, a partir das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da importância do veículo no sistema de mídia da cidade onde o jornal-laboratório circula. Para efetuar tal reflexão, dialoga com conceitos fundamentais da chamada “ciência dos jornais” proposta por Otto Groth. Nesse sentido, tenta demonstrar as constantes articulações entre o pensamento teórico acerca do jornalismo e a práxis laboratorial efetivada na disciplina do curso. Partindo de tais premissas, traz relato de experiência da execução do jornal-laboratório Lampião, do curso de Jornalismo da Ufop, durante o segundo semestre de 2014, analisando-o sob cinco categorias, a saber: periodicidade, universalidade, atualidade, publicidade e experimentação. A partir dessa análise é possível perceber as maiores dificuldades e a falta de intimidade dos estudantes de Jornalismo com o produto jornal impresso, bem como as peculiaridades de um jornal protótipo, com periodicidade e atualidade bastante características. | - |
| Descrição: dc.description | En este artículo se reflexiona sobre el lugar y el papel del periodismo laboratorio impreso en un curso de Periodismo, todavía joven en el interior del país, en vista de las Directrices Curriculares Nacionales (Nueva DCNs) y la importancia del vehículo en el sistema de medios de comunicación de la ciudad donde circula el periódico de laboratorio. Para hacer esta reflexión, se hace un diálogo con los conceptos fundamentales de la “ciencia de los periódicos”, propuesto por Otto Groth. En este sentido, lo intento es de demostrar los vínculos constantes entre la reflexión teórica sobre la práctica del periodismo y de laboratorio realizadas en el transcurso del curso. A partir de estos supuestos, trae informe de experiencia de aplicación de periódico laboratorio, en el curso de Periodismo de Ufop, durante el segundo semestre de 2014, analizándolo en cinco categorías, a saber: la frecuencia, la universalidad, en la actualidad, la publicidad y la experimentación . A partir de este análisis, es posible darse cuenta de las mayores dificultades y la falta de intimidad de los estudiantes de periodismo con el producto diario impreso, así como las peculiaridades de un periódico prototipo con una periodicidad y actualidad muy características. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Fonte: Brazilian Journalism Research (BJR) <http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornal-laboratório | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periodicidade | - |
| Título: dc.title | Groth e Lampião : jornalismo laboratorial impresso e a ciência dos jornais. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: