Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Juliano Soares Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Juliano Soares Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor | Catharino, Antonio Marcos da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Torisu, Edmilson Minoru | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Antônio Marcos Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Graziele Gabriele Valadares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026252 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esse estudo tem por objetivo apresentar propostas de atividades para professores do ensino básico, estudando Retas Paralelas Cortadas por Transversais, Polígonos, apresentação e demonstração do Teorema de Pitot, Teorema de Pitolomeu, casos de Semelhança de Triângulos e o Teorema de Tales. As cinco primeiras atividades foram apresentadas a um grupo de professores de escolas públicas que lecionam matemática para a rede de Ensino Estadual de Educação de MG, na cidade de Nova Lima e também para a rede de Ensino Municipal da cidade de Belo Horizonte. Já as duas últimas foram apresentadas aos professores estudantes do curso de pós-graduação PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do Campus UFOP. As atividades geram uma visão mais ampla e rigorosa da geometria, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, evidenciando a importância de se utilizar as TDIC no ensino da Matemática. | - |
Descrição: dc.description | The main purpose of this study is to present proposals for activities for elementary school teachers. We work with Parallel Lines Cut by Transverses lines, Similarity of Triangles, Polygons, demonstra- tion of Pitot’s Theorem, Pytholemy’s Theorem and Thales’s Theorem. The first five activities were presented to a group of teachers from public schools who teach mathematics for the State Education Network of Education of MG, in the city of Nova Lima and also for the Municipal Education network of the city of Belo Horizonte. As recent professors, they were professors of the PROFMAT postgraduate course – Professional in Mathematics at the UFOP Campus National Network. As the activities produce a broader and more rigorous view of geometry, using the GeoGebra dynamic geometry software, highlighting the importance of using it as a TDIC in the teaching of Mathematics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software geogebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aperfeiçoamento de professores | - |
Título: dc.title | A utilização do Geogebra como recurso didático para melhor compreensão de algumas propriedades geométricas : um estudo com docentes em Matemática no período de pandemia. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: