Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Francisco Ângelo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Victor Marcondes de Freitas-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Ana Cláudia Reis-
Autor(es): dc.creatorSantos, Magno Inácio dos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Analise de Jesus da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:52:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:52:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026237-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we present the results of a research conducted on an education of adults and youths class which was part of a didactic sequence about the controversies of the anthropocene as a new geological age. Our intention was to use the anthropocene concept as a nexus able of assembling the science, technology, society and environment components. By that, we were able to contextualize scientific content for the students. Our analysis showed, from the History of Earth and life on Earth lesson, that this is a successful learning experience. More than that, we were able to characterize some of the student's specificities. At the end, we propose to understand this lesson more like an actor-network rather than a linear event and discuss some topics that need deepening and unfolding.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAntropoceno-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria ator-rede-
Título: dc.titleQuando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.-
Título: dc.titleWhen students become a didactic sequence in an actor-network. Translations between science, technology, society and environment in youth's and adult's education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.