Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peretta, Éden Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Velardi, Marília | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Davi de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Gabriela de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6549 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026192 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Martha Graham (1894-1991) foi dançarina e coreógrafa, natural de Allegheny Count, Pennsylvania, nos Estados Unidos. Ícone da Modern Dance norte-americana, ao longo de seus setenta anos de carreira, produziu quase duzentas criações, as quais traziam como tema principal o universo das emoções, elaboradas a partir do diálogo entre criatividade e o desenvolvimento de um notável vocabulário técnico, fruto de inúmeras transformações. No decorrer de sua trajetória, Graham nunca se preocupou de fato em sistematizar e/ou registrar as escolhas e os desdobramentos que perpassaram a construção de sua técnica e de suas criações, e por esse motivo, muitos aspectos primordiais de seu desenvolvimento se encontram submergidos ou estão fadados ao esquecimento com o passar dos anos. Neste viés, o principal intuito desta pesquisa consiste, por meio de pesquisa bibliográfica, em resgatar, apresentar e discutir as relações estruturadas pela artista no desenvolvimento de sua técnica e de suas criações, as possíveis influências oriundas de sua trajetória pessoal, poética e do contexto histórico, social e cultural que atravessaram o movimento da Modern Dance, nos Estados Unidos, cujas singularidades se manifestam nos princípios fundamentais da Martha Graham technique – respiração, contraction e release, e centro motor e de expressividade. | - |
Descrição: dc.description | Martha Graham (1894-1991) was a dancer and choreographer, born in Allegheny Count, Pennsylvania, in the United States of America. Icon of Modern American Dance over her seventy-year career, produced nearly two hundred creations, which brought as main theme the universe of emotions, drew from the dialogue between creativity and the development of a remarkable technical vocabulary, that was a result from numerous transformations. Throughout her career, Graham never bothered actually to systematize and/or record her choices and improvements that permeated the construction of her technique and her creations, and for this reason, many main aspects of development are submerged or they are doomed to oblivion over the years. Thus, by bibliography research, the main purpose of this research is to rescue, to present and to discuss the relationship structured by the artist to develop her technique and her creations, the possible influences coming from her personal, poetic trajectory, and the historical, social and cultural context that crossed the Modern Dance in the United States of America, whose singularities manifests in the fundamental principles of Martha Graham technique - breathing, contraction and release, and center engine and expressiveness. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/06/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graham Martha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança moderna - técnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Princípios técnicos de Martha Graham : singularidades de uma poética. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: