Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bene, Leonel Elias | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19583 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5335/rep.v31.15287 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026186 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo procurou analisar os desafios a prática docente com base na narração de professores em entrevistas ao canal de televisão STV no Dia do Professor moçambicano. No seu enfoque a pesquisa é descritiva. inicialmente fontes bibliográficas e documentos governamentais e posteriormente procedeu-se com a transcrição, análise e descrição das entrevistas. Os resultados permitem perceber que se colocam como desafios ao trabalho docente o rácio aluno-professor, as condições das infraestruturas escolares, o material escolar disponibilizado pelo Estado, o salário que se alia ao incumprimento no pagamento atempado pelo trabalho extraordinário, a necessidade de potenciar o professor no uso das tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que há uma necessidade de se prestar mais atenção as condições no qual à docência é exercida, pois por mais qualificado que seja o professor a competência pode ficar comprometida pelo contexto em que seu trabalho é realizado. | - |
Descrição: dc.description | The present study sought to analyse the challenges to teaching practice based on the narration of teachers in interviews with the television channel STV on Mozambican Teachers' Day. In its approach, the research is descriptive. initially bibliographic sources and government documents and later proceeded with the interviews' transcription, analysis, and description. The results show that the challenges to teaching work are the student-teacher ratio, the conditions of school infrastructure, the school material provided by the State, the salary that is combined with non-compliance with the timely payment for overtime work, the need to empower teachers in the use of information and communication technologies. It is concluded that there is a need to pay more attention to the conditions in which teaching is carried out, because no matter how qualified the teacher is, competence can be compromised by the context in which his work is carried out. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissão docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafio profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dia do professor | - |
Título: dc.title | A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique. | - |
Título: dc.title | The celebration of teacher's day and the challenges to teaching practice in the voice of teachers in Mozambique. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: