A comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBene, Leonel Elias-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:52:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:52:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19583-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5335/rep.v31.15287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026186-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo procurou analisar os desafios a prática docente com base na narração de professores em entrevistas ao canal de televisão STV no Dia do Professor moçambicano. No seu enfoque a pesquisa é descritiva. inicialmente fontes bibliográficas e documentos governamentais e posteriormente procedeu-se com a transcrição, análise e descrição das entrevistas. Os resultados permitem perceber que se colocam como desafios ao trabalho docente o rácio aluno-professor, as condições das infraestruturas escolares, o material escolar disponibilizado pelo Estado, o salário que se alia ao incumprimento no pagamento atempado pelo trabalho extraordinário, a necessidade de potenciar o professor no uso das tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que há uma necessidade de se prestar mais atenção as condições no qual à docência é exercida, pois por mais qualificado que seja o professor a competência pode ficar comprometida pelo contexto em que seu trabalho é realizado.-
Descrição: dc.descriptionThe present study sought to analyse the challenges to teaching practice based on the narration of teachers in interviews with the television channel STV on Mozambican Teachers' Day. In its approach, the research is descriptive. initially bibliographic sources and government documents and later proceeded with the interviews' transcription, analysis, and description. The results show that the challenges to teaching work are the student-teacher ratio, the conditions of school infrastructure, the school material provided by the State, the salary that is combined with non-compliance with the timely payment for overtime work, the need to empower teachers in the use of information and communication technologies. It is concluded that there is a need to pay more attention to the conditions in which teaching is carried out, because no matter how qualified the teacher is, competence can be compromised by the context in which his work is carried out.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectProfissão docente-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectDesafio profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDia do professor-
Título: dc.titleA comemoração do dia do professor e os desafios à prática docente na voz dos professores em Moçambique.-
Título: dc.titleThe celebration of teacher's day and the challenges to teaching practice in the voice of teachers in Mozambique.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.