Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Bernardo Nascimento de | - |
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Lígia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Luiza Freitas Franca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15768 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026173 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Nossa proposta é investigar algumas particularidades da formação do gosto pela literatura. Por meio de narrativas memorialísticas, buscamos identificar e analisar a construção dessa disposição favorável diante da leitura literária por parte de docentes do ensino superior que atuam na área de Literatura. O interesse central consiste em localizar os principais agentes que interferiram na formação literária dos sujeitos envolvidos, especialmente durante o período escolar, buscando recompor a rede material e simbólica que perpassa seus percursos de leitura, através das dimensões da memória mobilizadas por eles. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário que serviu como um direcionamento para a escrita memorialística de professores-leitores, de modo a investigar como as influências se deram nos meios familiares, culturais, econômicos, sociais e escolares. Para a análise e estudo dos dados coletados, foram utilizados os estudos sobre a formação do gosto pela literatura, especialmente do ponto de vista da sociologia da leitura, além das teorias de construção da memória, com o intuito perceber a importância das lembranças selecionadas e, por fim, as subjetividades presentes na formação do gosto literário e agenciadas no ato de leitura. Na base teórica da pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para as condições sociais da formação do leitor literário e a construção do discurso a partir da memória. | - |
Descrição: dc.description | We propose to investigate some particularities of the formation of a taste for literature. Through memoiristic narratives, we seek to identify and analyze the construction of this favorable disposition toward literary reading by higher education teachers who work in the area of Literature. The central interest consists in locating the main agents that interfered in the literary formation of the subjects involved, especially during the school period, seeking to recompose the material and symbolic network that permeates their reading paths, through the dimensions of memory mobilized by them. The research data were collected through a questionnaire that served as a direction for the memoiristic writing of teacher-readers, to investigate how the influences took place in the family, cultural, economic, social, and school environments. For the analysis and study of the data collected, studies about the formation of a taste for literature were used, especially from the point of view of the sociology of reading, in addition to the theories of memory construction, in order to understand the importance of the selected memories and, finally, the subjectivities present in the formation of literary taste and activated in the act of reading. The theoretical basis of the research includes authors such as Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) among other researchers who promote discussions focused on the social conditions of the formation of the literary reader and the construction of discourse from memory. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura literária - mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros e leitura - aspectos sociológicos | - |
Título: dc.title | Memórias de professores-leitores : um estudo da construção do gosto literário. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: