Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Neves, Ana Paula Morito | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20770 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/68825 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.68825 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026105 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo discutir uma das ações de um professor formador durante uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática e os conhecimentos que essa ação pode ter oportunizado aos licenciandos. A ação em foco é a proposição de oficinas envolvendo conceitos matemáticos da Educação Básica. O estudo, que constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado, adota uma abordagem descritiva e utiliza como referencial teórico uma adaptação do Conhecimento Didático-Matemático e dos pressupostos de idoneidade didática. O estudo evidenciou que a proposição de oficinas é um ambiente propício para praticar e aprofundar aspectos teóricos e práticos da docência em Matemática. No entanto, também apontou algumas lacunas, como a falta de integração das oficinas com as escolas campo de Estágio. | - |
Descrição: dc.description | The present article aims to discuss one of the actions taken by a teacher educator during a Supervised Internship in Mathematics course and the knowledge that this action may have provided to the pre-service teachers. The action in focus is the proposition of workshops involving mathematical concepts from Basic Education. This study, which is a partial excerpt from a master's research, adopts a descriptive approach and uses an adaptation of Mathematical Didactic Knowledge and the didactic suitability principles as its theoretical framework. The study highlighted that the proposition of workshops provides a favorable environment for practicing and deepening theoretical and practical aspects of teaching Mathematics. However, it also pointed out some gaps, such as the lack of integration of the workshops with the internship field schools. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento didático-matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas de matemática | - |
Título: dc.title | Proposição de oficinas envolvendo conceitos matemáticos da educação básica : contribuições para a formação docente no estágio supervisionado. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: