Proposição de oficinas envolvendo conceitos matemáticos da educação básica : contribuições para a formação docente no estágio supervisionado.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Ana Paula Morito-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20770-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/68825-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.68825-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026105-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo discutir uma das ações de um professor formador durante uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática e os conhecimentos que essa ação pode ter oportunizado aos licenciandos. A ação em foco é a proposição de oficinas envolvendo conceitos matemáticos da Educação Básica. O estudo, que constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado, adota uma abordagem descritiva e utiliza como referencial teórico uma adaptação do Conhecimento Didático-Matemático e dos pressupostos de idoneidade didática. O estudo evidenciou que a proposição de oficinas é um ambiente propício para praticar e aprofundar aspectos teóricos e práticos da docência em Matemática. No entanto, também apontou algumas lacunas, como a falta de integração das oficinas com as escolas campo de Estágio.-
Descrição: dc.descriptionThe present article aims to discuss one of the actions taken by a teacher educator during a Supervised Internship in Mathematics course and the knowledge that this action may have provided to the pre-service teachers. The action in focus is the proposition of workshops involving mathematical concepts from Basic Education. This study, which is a partial excerpt from a master's research, adopts a descriptive approach and uses an adaptation of Mathematical Didactic Knowledge and the didactic suitability principles as its theoretical framework. The study highlighted that the proposition of workshops provides a favorable environment for practicing and deepening theoretical and practical aspects of teaching Mathematics. However, it also pointed out some gaps, such as the lack of integration of the workshops with the internship field schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio curricular supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento didático-matemático-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas de matemática-
Título: dc.titleProposição de oficinas envolvendo conceitos matemáticos da educação básica : contribuições para a formação docente no estágio supervisionado.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.