
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Mayara Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12744 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2746 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026103 | - |
| Descrição: dc.description | Esta investigação encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos e consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como vêm se dando no campo educacional as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais dessa modalidade. De abordagem qualitativa, este estudo usou como instrumento de organização de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos docentes, dentre eles, a falta de material didático específico como, por exemplo, livro didático e atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos educandos; a dificuldade do professor em desconstruir as representações de escola tradicional que os alunos trazem para a sala de aula e, por fim, a dificuldade do ofício docente, que vai muito além do domínio de conteúdos e conhecimentos pedagógicos. A conclusão da investigação indica a necessidade de ampliação das discussões em torno da avaliação na EJA. | - |
| Descrição: dc.description | This research is at the intersection of two themes: the assessment of learning and the education of youth and adults, and consists of presenting the results of a research that aimed to understand how the evaluation practices of teachers of the early years of this modality of education have been taking place in the educational field. This qualitative study used semi-structured interview as a tool for data organization. The results showed the challenges faced by teachers, among them, a) the lack of specific didactic material, such as textbooks and pedagogical activities that contextualize the content to the students' experiences; b) the difficulty of the teacher to deconstruct the representations of traditional school that the students bring to the classroom and, finally, c) the difficulty of the teaching profession, which goes far beyond the mastery of pedagogical contents and knowledge. The conclusion of the investigation indicated the need for further discussion about the evaluation in the EJA. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação na EJA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desafios docentes | - |
| Título: dc.title | Os desafios enfrentados pelos professores da educação de jovens e adultos diante do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. | - |
| Título: dc.title | The challenges faced by teachers of youth and adult education in the evaluation process of students’ learning. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: