
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Matos, Bárbara Abreu | - |
| Autor(es): dc.creator | Lobo, Carlos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16864 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/su15043408 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026102 | - |
| Descrição: dc.description | Historically, public policies in Brazil and many developing countries have prioritized individual motorized modes of transport. The urban space of Brazilian cities has been repeatedly remodeled, often to meet the demands of vehicle flow, to the detriment of spaces for pedestrian use. Part of the transport infrastructure, particularly the highways, are obstacles to the population’s mobility, constituting the barrier effect and expanding the physical separation of the communities that reside or transit between the adjacent neighborhoods. Based on the proposed mobility and accessibility indicators extracted from the Origin and Destination Survey databases, this article aims to analyze pedestrian mobility and access to cross the Celso Mello Azevedo Ring Road, located in Belo Horizonte/Brazil. The results indicate that, over the period analyzed, the flows of foot crossings were significantly reduced, even in areas where population growth was recorded. The evidence also shows the prevalence of crossings by motorized modes, whose mobility and access are characterized by a tangible inequality in spatial distribution, linked to the occupation pattern of the surroundings, one consequence of which is the expressive volume of accidents involving pedestrians on the highway. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution (CC BY) license (https:// creativecommons.org/licenses/by/ 4.0/). Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Barrier effect | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedestrian mobility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban highways | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spatial segregation | - |
| Título: dc.title | The barrier effect and pedestrian mobility/accessibility on urban highways : an analysis based on the Belo Horizonte/Minas Gerais/Brazil ring road. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: