Repercussões da Portaria MEC n°. 2117/2019 na formação de professores a partir do olhar de licenciandos em matemática de um instituto federal mineiro.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Inajara de Salles Viana-
Autor(es): dc.contributorNeves, Inajara de Salles Viana-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Cirléia Pereira-
Autor(es): dc.contributorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorPinto, Fabiana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026068-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA flexibilização da carga horária dos cursos superiores está pautada atualmente na Portaria n.o 2.117, de 06 de dezembro de 2019, que regulamenta a oferta de carga horária na modalidade de Educação a Distância (EaD) em cursos presenciais oferecidos por Instituições de Ensino Superior. O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis repercussões da implementação da carga horária EaD nos cursos presenciais para a formação de professores em um curso de licenciatura em matemática presencial ofertado por um Instituto Federal em Minas Gerais. Para isso, por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se dois instrumentos de coleta de informações: questionário e entrevista semiestruturada. O questionário foi aplicado a 17 estudantes do curso de licenciatura em matemática e teve como propósito traçar o perfil dos participantes, levantar informações acerca da estruturação das disciplinas com carga horária EaD e de aspectos relacionados à interação e à aprendizagem nas mesmas. Já as entrevistas semiestruturadas foram realizadas com quatro alunos e tiveram como objetivo identificar a percepção dos participantes sobre a implementação de disciplinas com carga horária EaD no curso presencial, analisando as possibilidades e os desafios para a formação dos licenciandos. Os dados foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977), que possibilitou emergir categorias para compreender a visão dos licenciandos em relação à nova matriz curricular. Tais categorias são: estrutura do ambiente educacional; desafios e adaptações no processo de aprendizagem; metodologias de aprendizagem e práticas educacionais; interação e feedback no processo educacional; aspectos sociais e contextuais; modalidades de ensino-interligação entre os ambientes de aprendizagem e perspectivas. De modo geral, os licenciandos consideraram a adoção da Portaria positiva para sua formação, mas apontaram melhorias necessárias, como maior uso de aulas síncronas e menor foco em atividades nos momentos a distância. Entre as possibilidades destacadas por eles estão o maior uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, o estímulo ao desenvolvimento de autonomia, a promoção da pesquisa, além de benefícios socioeconômicos relacionados à redução de deslocamentos até a instituição. Entretanto, desafios foram identificados, incluindo a adaptação ao ritmo das disciplinas, a necessidade de maior autonomia e o desenvolvimento de estudos independentes. Os resultados também indicaram que as disciplinas EaD ainda possuem caráter revisional, replicando práticas do ensino presencial com outra metodologia, evidenciando a necessidade de maior inovação nos momentos a distância. Embora os participantes considerem a adoção positiva, é importante ressaltar a necessidade de maior clareza na oferta das disciplinas e de alinhamento às exigências da Portaria para que os momentos a distância contribuam para a formação dos futuros professores de matemática.-
Descrição: dc.descriptionThe flexibilization of the workload of higher education courses is currently based on Ordinance No. 2,117, of December 6, 2019, which regulates the offer of workload in the Distance Education (EaD) modality within face-to-face courses offered by Higher Education Institutions. This study aims to analyze possible repercussions of the implementation of the EaD workload in face-to-face courses for teacher training in a face-to-face Mathematics degree program offered by a Federal Institute in Minas Gerais. To this end, through a qualitative approach, two data collection instruments were used: a questionnaire and a semi-structured interview. The questionnaire was applied to 17 students enrolled in the Mathematics degree program and aimed to outline the participants' profiles and gather information about the structure of the subjects with EaD workload, as well as aspects related to interaction and learning in them. The semi- structured interviews were conducted with four students and aimed to identify the participants' perceptions regarding the implementation of subjects with EaD workload in the face-to-face course, analyzing the possibilities and challenges for undergraduate training. The data were analyzed based on Bardin’s (1977) content analysis methodology, which enabled the emergence of categories to understand the undergraduates’ views regarding the new curriculum matrix. These categories are: structure of the educational environment; challenges and adaptations in the learning process; learning methodologies and educational practices; interaction and feedback in the educational process; social and contextual aspects; teaching modalities – interconnection between learning environments and perspectives. In general, the undergraduates considered the adoption of the Ordinance to be positive for their training, but they pointed out areas for improvement, such as greater use of synchronous classes and less emphasis on assignments during distance moments. Among the possibilities highlighted were the increased use of digital information and communication technologies, encouragement of autonomy development, promotion of research, and socio-economic benefits related to reduced commuting to the institution. However, challenges were also identified, including adapting to the pace of the subjects, the need for greater autonomy, and the development of independent study habits. The results also indicated that EaD subjects still have a revision-based character, replicating face-to-face teaching practices using another methodology, highlighting the need for greater innovation during distance learning moments. Although participants view the adoption positively, it is important to emphasize the need for greater clarity in the offer of these subjects and alignment with the requirements of the Ordinance so that the distance moments can effectively contribute to the training of future mathematics teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/05/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - metodologia-
Título: dc.titleRepercussões da Portaria MEC n°. 2117/2019 na formação de professores a partir do olhar de licenciandos em matemática de um instituto federal mineiro.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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