Equações algébricas : estudos e sala de aula.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Jamil-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Jamil-
Autor(es): dc.contributorBayer, Valmecir Antônio dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCouto, Rodrigo Geraldo do-
Autor(es): dc.creatorSouza, Renato Carneiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026046-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, escolhemos um tema relevante do conteúdo do Ensino Médio, a saber, Equações Algébricas. Não só trabalhamos do ponto de vista teórico, revisitando e aprofundando o conteúdo estudado no PROFMAT, mas também do ponto de vista didático, através de uma pesquisa bibliográfica de textos que julgamos inovadores para a prática docente. Com esses propósitos, cada capítulo foi subdividido em uma seção teórica e uma seção didática, denominada “Em sala de aula”, onde apresentamos uma proposta de abordagem do conteúdo, fruto de nossa pesquisa bibliográfica aliada aos mais de vinte anos de docência do autor. O conteúdo teórico, por sua vez, abordou em que medida os resultados tradicionalmente trabalhados para os subcorpos dos complexos se estendem para corpos finitos. Estudamos também detalhadamente uma demonstração rigorosa, porém, com ferramentas matemáticas elementares, do Teorema Fundamental da Álgebra, devida ao matemático brasileiro Oswaldo Rio Branco de Oliveira, da Universidade de São Paulo, publicada em “Mathematical Intelligencer [8]”.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we have chosen one relevant theme that belongs to the contents of High School, Algebraic Equations. We have done so, not only to work from a theoretical standpoint, revisiting and deepening the content studied in the PROFMAT, but also from a didactic point of view, through a bibliographical research of texts which we deem innovative for teaching practice. With these purposes, each chapter has been subdivided into a theoretical section and a didactic section, called "In classroom", where we present an approach to the content, derived from our bibliographic research allied to more than twenty years of teaching. The theoretical content, in turn, addressed to which extent the results traditionally worked for the subfields of the complexes extend to finite fields. We have also studied in detail a rigorous demonstration, however realized with elementary mathematical tools, of the Fundamental Theorem of Algebra, published by the Brazilian mathematician Oswaldo Rio Branco de Oliveira, of the University of São Paulo, published in Mathematical Intelligencer [8].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCorpos finitos - álgebra-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectEquações-
Título: dc.titleEquações algébricas : estudos e sala de aula.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.