Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Juliano Vilmar dos | - |
Autor(es): dc.creator | Placido, Reginaldo Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11562 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026015 | - |
Descrição: dc.description | Pesquisas na área do letramento apontam que a simples apropriação de sinais gráficos pelos sujeitos não os qualificam como realmente inseridos nos diferentes espaços em que a escrita se faz presente. A presente pesquisa analisou por meio de um questionário semi estruturado os letramentos de um contexto familiar específico, através da abordagem ideológica de letramento (STREET, 2003), em que são considerados o contexto sócio- histórico, as relações de poder e os sentidos do letramento para uma professora de literatura e sua possível influência nos letramentos literários de seus dois filhos. Esta pesquisa buscou também o diálogo com estudos recentes que indicam efeitos positivos da docência exercida pelos progenitores na vida escolar dos filhos. (NOGUEIRA, 2011, 2013, 2015, 2017). Os dados indicam que, no caso específico analisado, a mãe/professora de literatura valoriza os letramentos literários, que por sua vez passam a ser os dominantes do contexto familiar, contribuindo para que seus filhos sejam inseridos em práticas de letramentos literários. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Tecer estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Tecer <https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/tec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 ago. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre a influência de uma mãe/professora de literatura nos letramentos literários de seus filhos. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: