Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Felippe, Alana Cavalcante | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Vinícius Fernandes Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Thiago Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Gustavo Tupini | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Rangel Henrique Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026003 | - |
Descrição: dc.description | Cálculo Diferencial e Integral é uma das principais disciplinas do ciclo básico em um curso de Engenharia, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico, possibilitando a resolução rápida de problemas do cotidiano. O ensino da derivada é geralmente abordado de maneira teórica. Entretanto, em áreas de cunho tecnológico – como a Engenharia de Computação –, a aplicação dos conceitos de derivadas não é algo trivial. Os sistemas computacionais funcionam com base em dados discretos, o que impossibilita utilizar as técnicas como é visto dentro das salas de aula nos primeiros anos do curso. A falta de aplicabilidade provoca uma desmotivação no aluno, visto que ele não consegue entender o porquê estudar aquele determinado conteúdo. Pensando nisso, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, foi proposto um trabalho em grupo para elaboração de um projeto que envolvesse algum tema da Engenharia de Computação e a utilização da derivada. Esse artigo visa a estudar o processamento de imagens, mais especificamente a detecção de bordas proposta por John Canny, buscando demonstrar aos alunos de Engenharia de Computação formas de se aplicar o cálculo diferencial como uma ferramenta nos algoritmos. A fim de apresentar o potencial dessa ferramenta vinculada ao processamento de imagem, foi desenvolvido um algoritmo capaz de utilizar as bordas de uma imagem para realizar medições de objetos em tempo real. | - |
Descrição: dc.description | Differential and Integral Calculus is a logical reasoning approach that enables a rapid modeling of everyday problems. The teaching of the derivative is usually approached theoretically. However, in technology areas such as Computer Engineering, the application of these concepts is not trivial. Computer systems operate on the basis of discrete data, which makes it difficult to use some techniques as seen in the classroom during the first years. The lack of applicability decreases the motivation in the students, since they can not understand the reason to study that particular content. Thinking about this, using project-based learning, a group work was proposed to elaborate a project that involved some subject of Computer Engineering and the use of the derivative. This article aims to study the image processing, more specifically the edge detection proposed by John Canny, trying to demonstrate to Computer Engineering students ways of applying differential calculus as a tool in algorithms. In order to present the potential of this tool linked to image processing, an algorithm that uses the edges of an image was developed to perform objects measurements in real time. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 16 set. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Detecção de borda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa de ensino | - |
Título: dc.title | Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. | - |
Título: dc.title | Computer vision in the derivative teaching : a study on the objects measurement. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: