Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Anelise Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Anelise Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Natália Fontes de | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Gabriela Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18338 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025918 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que podem interferir positiva ou negativamente na motivação de educandos do Ensino Médio – mais especificamente, de uma escola pública de Minas Gerais – para o engajamento em propostas de atividades lúdicas nas aulas de língua inglesa. Além disso, este trabalho possui três objetivos específicos: investigar se as atividades que usam o lúdico podem motivar o aluno na aprendizagem da língua inglesa; se a afetividade entre educando e educador motivam o aluno na aprendizagem da língua inglesa; e se a consideração dos interesses e das realidades socioculturais dos educandos os motivam na aprendizagem da língua inglesa. O referencial teórico desta pesquisa se baseia em estudos realizados por autores da área da Linguística Aplicada, em relação ao uso do lúdico nas aulas de língua inglesa (Brown, 1994), à afetividade entre professor e aluno (Souza, 2011), às realidades socioculturais e à motivação dos educandos (Canagarajah, 1999). Como metodologia, foi escolhida a abordagem qualitativa, com o intuito de identificar os motivos que reforçam determinados acontecimentos, para compreendê-los e esclarecer as situações que neles interferem. A metodologia também foi desenvolvida a partir de observações das aulas realizadas no Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais, com a aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos e uma entrevista oral com o professor das turmas analisadas. Por fim, os resultados revelaram a importância do uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, visto que os alunos se sentiram mais descontraídos e motivados para realizarem as atividades, assim como a necessidade da afetividade entre educador e educando, pois, quando o professor demonstrou se importar com a opinião dos alunos, estes apresentaram empolgação em realizar os exercícios. Finalmente, também foi notada a relevância de se considerarem os contextos sociais dos alunos durante a elaboração e a aplicação de atividades lúdicas, já que os estudantes se sentiram animados ao realizarem atividades de Inglês por meio de estilos musicais escolhidos por eles. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to analyze the factors that can positively interfere with the motivation levels of high school students – more specifically, from a public school in Minas Gerais – when engaging in ludicity proposals in English language classes. Furthermore, this work has three specific objectives: to investigate whether activities that use the ludicity can motivate students in learning the English language; investigate whether the affection between student and educator motivates the student in learning the English language; and investigate whether considering the interests and sociocultural realities of students motivate them in learning the English language. The theoretical framework of this research is based on studies carried out by authors in the field of Applied Linguistics, in relation to the use of play in English classes (Brown, 1994), the affection between teacher and student (Souza, 2011), sociocultural realities and the motivation of students (Canagarajah, 1999). As a methodology, a qualitative approach was chosen, with the intention of identifying the reasons that reinforce certain decisions, to understand them and clarify the situations that interfere with them. The methodology was also developed based on observations of classes held in high school at a public school in Minas Gerais, with the application of a semi-structured questionnaire to students and an oral interview with the teacher. Finally, the results revealed the importance of using ludicity in the teaching-learning process of the English language, as students felt more relaxed and motivated to carry out the activities, as well as the importance of affection between the teacher and student, because when the teacher declared caring about the students’ opinion, they were exciting when carrying out the exercises, and, finally, the importance of considering the students’ social contexts during the development and application of ludicity in English classes, as the students felt excited when carrying out English activities through musical styles chosen by them. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Título: dc.title | Atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa : um estudo sobre a motivação e o engajamento dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. | - |
Título: dc.title | Ludicity in English classes : a study on the motivation and engagement of high school students at a public school in Minas Gerais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: