Em busca de um novo homem : o interculturalismo estético-artístico e a descolonização no pensamento de Vilém Flusser.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ibraim Vítor de-
Autor(es): dc.contributorRangel, Marcelo de Mello-
Autor(es): dc.creatorParreiras, Reygson Max-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025904-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é propor um debate filosófico entre o tema intercultural estético- artístico e a descolonização. Para isso, as principais referências de estudo são as obras Fenomenologia do Brasileiro, Pós-História e Língua e Realidade, do filósofo Vilém Flusser (1920-1991). O filósofo tcheco-brasileiro nos ajuda a pensar a construção do novo homem frente à realidade como um problema concreto. A construção de um novo homem seria em parte coletiva e, também, um elemento emancipatório. Nas palavras de Flusser (1998, p. 56- 57), “homem livre significa que vê sua própria situação de fora, projeta um mapa sobre ela e age de acordo, que dá sentido ao seu ambiente, vive de acordo com este sentido, e assim transforma num mundo da sua vida”. Assim sendo, situando como transformação filosófica o interculturalismo estético-artístico e a descolonização, e como exemplo de ancestralidade e autenticidade o congado mineiro, o maracatu e o frevo de Pernambuco, o carimbó do Pará, o boi-bumbá e as cirandas amazonenses, bem como as festas andinas dos Incas no Peru e o Sambo Caporales na Bolívia, propõe-se aos ouvintes a reflexão sobre a cultura latino- americana e os povos originários ancestrais, refletindo também acerca do caráter fragmentário dos aparelhos de manipulação de massa junto a uma cultura de elite que se faz global.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to propose a philosophical debate between the aesthetic-artistic theme and decolonization. For this, the main study references of the philosopher Vilém Flusser(1920-1991) are the works Phenomenology of the Brazilian, Post-Historyand Languageand Reality. The Czech-Brazilian Philosopher Prophet helps us to think about the construction of the new man in the face of reality as a concrete problem. The construction of a new man would be partly collective and also an emancipatory element. In the words of Flusser (1998, p. 56-57), “a free man means that he sees his own situation from the outside, projects a map on it and ages accordingly, which gives meaning to his environment, lives in accordance with this meaning, and so transforms it into a world of your life”; taking as an example the philosophical transformation of artistic-interculturalism decolonization, and as an ancestry, the aesthetic the congado from Minas Gerais and the frevo from Pernambuco, the carimbó from Pará, the boi-bumbá and the Amazonian cirandas, as well as the Andean festival sof the Incas in Peru and Sambo Caporales in Bolivia. Basedon references, I also propose to listeners to reflecton the Latin American culture the indigenous peoples of the ancestral world, and all the western mass manipulation devices, along with an elite culture att he origins of the world.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.-
Palavras-chave: dc.subjectVilém Flusser-
Palavras-chave: dc.subjectEstética - filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDescolonização-
Palavras-chave: dc.subjectArte - filosofia-
Título: dc.titleEm busca de um novo homem : o interculturalismo estético-artístico e a descolonização no pensamento de Vilém Flusser.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.