A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrittes, Juçara Gorski-
Autor(es): dc.contributorBrittes, Juçara Gorski-
Autor(es): dc.contributorMendes, Paulo Henrique Aguiar-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Hila Bernadete Silva-
Autor(es): dc.creatorRuggieri, Ana Luísa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025880-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO Brasil presenciou, em 2016, a deposição da presidenta Dilma Rousseff (PT). O processo de impeachment resultou de uma crise política que teve seu início em 2014, com a reeleição da petista. Com este trabalho, objetivamos compreender de que forma as pesquisas de opinião pública foram utilizadas estrategicamente pela mídia como discursos de manipulação que dirigiram a leitura do público sobre a situação política. Mais especificamente, analisamos as estratégias discursivas do Datafolha que ajudaram a enfraquecer o governo Dilma, colaborando com seu afastamento da presidência. Após um resgate teórico sobre os conceitos de Opinião Pública e Esfera Pública, de compreender a mídia como um dos principais atores nesses processos, e definir, por meio de Bourdieu (1981) e Charaudeau (2016), as pesquisas de opinião pública como discursos de manipulação, desenhamos os procedimentos metodológicos. O esquema de análise é uma triangulação metodológica, composta por duas vertentes da Análise do Discurso, propostas por Motta (2013) e Krieg-Planque (2010), e pela Teoria do Enquadramento. A pesquisa nos levou a perceber que o instituto Datafolha criou uma narrativa que tem como vilã a presidenta Dilma Rousseff, principal adversária do “Povo Brasileiro” e culpada pelos esquemas de corrupção desvendados pela Operação Lava Jato. O encadeamento, a omissão de episódios, as estratégias argumentativas e a metanarrativa que permeou toda a história descrita pelo instituto contribuiu para a formação de uma Opinião Pública contrária a Dilma, conferindo o enfraquecimento de seu governo.-
Descrição: dc.descriptionBrazil witnessed, in 2016, president Dilma Roussef‟s ouster. The impeachment process was result of a political crisis that had its begining in 2014, with the reelection of the Workers‟ party politician. With this work, we aim to understand how public opinion polls were strategically used by media as discourses of manipulation that led the audience‟s reading on the political situation. More specifically, we analyzed discursive strategies of Datafolha that helped to weaken Dilma‟s government, contributing to her removal from presidency. After a theoretical recovery of the concepts of Public Opinion and Public Sphere, after understanding media as one of the main actors in this process, and defining, from Bourdieu (1981) and Charedeau (2016), public opinion polls as discourses of manipulation, we drew the methodological procedures. The analysis scheme is a methodological triangulation, composed of two strands of Discourse Analysis, proposed by Motta (2013) and Krieg-Planque (2010), and of Framing Theory. The research made us notice that Datafolha institute created a narrative that has Dilma Roussef as a villan, main adversary of “Brazilian People”, and blamed for corruption schemes unveiled by Operation Car Wash. The chaining, the omission of episodes, the argumentative strategies, and the metanarrative that permeated the whole story described by the institute contributed to the formation of a public opinion against Dilma, corroborating the weakening of her government.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectFolha de S. Paulo - jornal - Datafolha-
Palavras-chave: dc.subjectOpinião pública - pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Título: dc.titleA pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.