Uma análise de introduções de livros de pré-cálculo : perspectivas e intencionalidades.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBatistela, Rosemeire de Fátima-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marli Regina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20785-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1980-4415v38a240011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025879-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, voltamo-nos para as Introduções de livros de Pré-Cálculo visando compreender o que é exposto por seus autores ao apresentarem a obra ao seu público-alvo. Por meio de uma análise fenomenológica das Introduções desses livros, buscamos evidenciar motivos para elaboração da obra, os objetivos que se destacam, os conteúdos que os autores julgam subsidiários às disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, bem como argumentações e concepções de ensino explicitadas por eles. Evidenciam-se, na análise, a importância do Pré-Cálculo no enfrentamento à reprovação e evasão nos cursos de exatas e a busca de alinhamento entre a matemática da Educação Básica e aquela necessária ao Cálculo.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, we turn to the Introductions books of Pre-Calculus books in order to understand what is exposed by their authors when presenting the work to their target audience. Through a phenomenological analysis of the Introductions of these books we seek to highlight the reasons for preparing the work, the objectives that stand out, the contents that the authors consider to be subsidiary to the disciplines of Differential and Integral Calculus, as well as the arguments and teaching concepts explained for them. The analysis highlights the importance of PreCalculus in combating failure and dropout in exact science courses and the search for alignment between the mathematics of Basic Education and that necessary for Calculus.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo-
Palavras-chave: dc.subjectPré-cálculo-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectLivro-
Título: dc.titleUma análise de introduções de livros de pré-cálculo : perspectivas e intencionalidades.-
Título: dc.titleAn analysis of introductions to pre-calculus books : perspectives and intentionality.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.