Experiências que nos tocam e nos acontecem na escola : efeitos de subjetivação sobre os educadores, mantenedores e egressos de uma cooperativa educacional.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá-
Autor(es): dc.contributorSilva, Santuza Amorim da-
Autor(es): dc.contributorDallapicula, Catarina-
Autor(es): dc.creatorLima, Gabriela Pereira da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025856-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo central compreender os efeitos de subjetivação promovidos pela experiência vivida em uma cooperativa educacional de famílias e na escola por ela mantida sobre egressos, gestores e mantenedores que por lá passaram entre os anos de 1997 e 2007. Tomando a experiência no sentido atribuído a ela por Michel Foucault e Jorge Larrosa, como algo que acontece, toca e transforma os sujeitos de forma singular, analisamos as entrevistas dos sujeitos participantes em busca de vestígios e marcas da experiência desencadeada na cooperativa e na escola. Do ponto de vista dos(as) profissionais que atuavam na escola, as entrevistas obtidas evidenciaram a existência de confrontos de interesse entre as famílias mantenedoras e a equipe de educadores, precarizando os limites das práticas de liberdade e democracia e reproduzindo aspectos das relações de trabalho e poder presentes na escola hegemônica. Da perspectiva das famílias fundadoras, as entrevistas registram a intenção de fundar uma escola inspirada em modelos cooperativistas e/ou construtivistas europeus e norte-americanos na cidade de Ouro Preto, projeto que vai se mostrar inviável financeiramente e em face à existência de poucos profissionais formados na cidade para o trabalho a partir destes modelos no período analisado. Além disso, disputas internas entre os próprios cooperados a respeito da proposta, bem como a baixa participação dos mesmos nas atividades da cooperativa acabaram por precarizar e desidratar as inspirações iniciais dos fundadores(as). Já sob o olhar dos egressos(as), foi possível identificar pequenas rupturas em relação ao modelo escolar hegemônico, seja na relação com o espaço ou nas relações de saber e poder estabelecidas, o que nos ajudou a compreender em que medida a escola foi capaz de efetivar o projeto construtivista/cooperativista ao qual se propôs em sua criação. Registramos, ainda, nas entrevistas dos egressos(as), a construção de afetos de amizade, alegria e pertencimento como as marcas mais fortes e potentes da experiência vivida na cooperativa, lida sob a perspectivas dos “bons encontros”, em diálogo com as ideias de Espinosa e Deleuze. Concluímos que as experiências vivida pelos sujeitos participantes da pesquisa no CEOP e na COOPEN trazem marcas conflitantes e antagônicas (especialmente no que se refere às relações de poder e de saber estabelecidas entre mantenedores e profissionais que trabalhavam na escola), mas também pontos de contato e aproximações potentes e alegres, conforme registramos nos relatos dos egressos.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this work is to understand the effects of subjectivation promoted by the experience lived in a family educational cooperative and in the school it maintains on graduates, managers and supporters who spent time there between 1997 and 2007. Taking the experience in the sense attributed to it by Michel Foucault and Jorge Larrosa, as something that happens, touches and transforms the subjects in a unique way, we analyzed the interviews of the participating subjects in search of traces and marks of the experience triggered in the cooperative and at school. From the point of view of the professionals who worked at the school, the interviews obtained showed the existence of clashes of interest between the supporting families and the team of educators, precariousing the limits of freedom and democracy practices and reproducing aspects of work relations and power present in the hegemonic school. From the perspective of the founding families, the interviews record the intention of founding a school inspired by European and North American cooperative and/or constructivist models in the city of Ouro Preto, a project that will prove to be financially unfeasible and given the existence of few trained professionals in the city to work on these models in the period analyzed. Furthermore, internal disputes between the cooperative members themselves regarding the proposal, as well as their low participation in the cooperative's activities ended up making the founders' initial inspirations precarious and dehydrated. From the perspective of the graduates, it was possible to identify small ruptures in relation to the hegemonic school model, whether in the relationship with space or in the relationships of knowledge and power established, which helped us understand to what extent the school was able to implement the constructivist/cooperativist project that was proposed in its creation. We also recorded, in the interviews with the graduates, the construction of affections of friendship, joy and belonging as the strongest and most powerful marks of the experience lived in the cooperative, read from the perspective of “good encounters”, in dialogue with the ideas of Spinoza and Deleuze. We conclude that the experiences lived by the subjects participating in the research at CEOP and COOPEN bring conflicting and antagonistic marks (especially with regard to relations of power and knowledge established between supporters and professionals who worked at the school), but also points of contact and powerful and joyful approaches, as recorded in the reports of the graduates.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito - psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas escolares-
Título: dc.titleExperiências que nos tocam e nos acontecem na escola : efeitos de subjetivação sobre os educadores, mantenedores e egressos de uma cooperativa educacional.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.