
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lima, Adriana Moreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Mozzer, Nilmara Braga | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11224 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160144 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025854 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho investigamos como a vivência de uma sequência didática centrada na questão sociocientífica sobre o uso de pesticidas e fundamentada no processo de modelagem analógica influenciou o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão. A pesquisa foi realizada em uma turma de Química do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Itabirito, Minas Gerais. As aulas em que a sequência didática foi desenvolvida foram registradas em áudio e vídeo e os dados de um grupo de quatro estudantes foram analisados em um estudo de caso. Em nossa análise, identificamos alguns fatores que foram essenciais para o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão, como: o caráter colaborativo das atividades e do grupo; os questionamentos da professora e das pesquisadoras; e o uso de modelos e analogias como ferramentas de pensamento. Esses fatores justificam a importância da Modelagem Analógica no ensino de Ciências para a elaboração de entendimentos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, embora nosso enfoque no presente trabalho tenha sido sobre a primeira delas. | - |
| Descrição: dc.description | In this paper, we investigate how the experience of a didactic sequence centered on a socio-scientific issue about the use of pesticides and based on analogical modelling process influenced the students’ understanding about the concept of dispersion. The research was conducted in a third-year, high school Chemistry class of a public school of Itabirito, Minas Gerais. The classes in which the didactic sequence was developed were recorded on audio and video and data from a group of four students were examined in a case study. In our analysis, we identified some factors that were essential to the students’ understanding about the concept of dispersion: the collaborative nature of the activities and of the group; the questions of the teacher/researchers; and the use of models and analogies as tools of thought. These factors justify the importance of Analogical Modelling in science education to develop understandings in the conceptual, procedural and attitudinal dimensions, although our focus in this work was on the first one. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Socio-Scientific issues | - |
| Título: dc.title | Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. | - |
| Título: dc.title | Analysis of conceptual understanding in a didactic sequence about the use of pesticides based on analogical modelling. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: