Idoneidade epistêmica evidenciada em um processo formativo com futuros professores de Matemática : um plano de aula envolvendo a representação de dados estatísticos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Amanda Cristina-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19470-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/rencima.v15n2a05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025847-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo objetiva investigar a Idoneidade Epistêmica evidenciada em um processo formativo com futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um plano de aula envolvendo a representação de dados estatísticos. De natureza qualitativa, optou-se por usar os pressupostos da pesquisa-formação. Participaram do estudo dois residentes do subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica. Os planos de ensino e as transcrições das discussões decorrentes do processo de elaboração foram assumidos como dados da pesquisa. Para analisá-los, foram usados como categorização os componentes e os indicadores do Critério de Idoneidade Didática Epistêmico, proposto por Juan Godino e colaboradores. A análise do processo de elaboração do plano de aula evidenciou o uso de diferentes modos de expressar o conteúdo matemático indicado, incluindo diferentes processos matemáticos. Contudo, percebe-se que definições, propriedades, significados e procedimentos utilizados não se apresentam como uma amostra representativa da complexidade do conteúdo que se pretende ensinar, segundo o currículo vigente.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to investigate the Epistemic evidenced in a training process with future Mathematics teachers, based on the elaboration of a lesson plan involving the representation of statistical data. Qualitative in nature, we chose to use the assumptions of research-training. Two residents of the Mathematics subproject of the Pedagogical Residency Program participated in the study. The teaching plans and the transcripts of the discussions resulting from the elaboration process were assumed as research data. To analyze them, we assume as categorization the components and indicators of the Epistemic Didactic Suitability Criterion proposed by Juan Godino and collaborators. The analysis of the lesson plan elaboration process evidenced the use of different ways of expressing the proposed mathematical content, including different mathematical processes. However, it is noticed that definitions, properties, meanings and procedures used do not represent a representative sample of the complexity of the content that is intended to be taught, according to the current curriculum.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob a Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação estatística-
Palavras-chave: dc.subjectCritérios de idoneidade didática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma residência pedagógica-
Título: dc.titleIdoneidade epistêmica evidenciada em um processo formativo com futuros professores de Matemática : um plano de aula envolvendo a representação de dados estatísticos.-
Título: dc.titleEpistemic suitability evidenced in a training process with future Mathematics teachers : a lesson plan involving the representation of statistical data.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.