Influência dos avós cuidadores na longevidade escolar de jovens universitários de camadas populares.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Tatiane Kelly Pinto de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Andresa Pâmela de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025841-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionOs avós estão cada vez mais presentes na vida dos netos e, consequentemente, participam direta ou indiretamente do cotidiano escolar. Muitos deles são os principais cuidadores, alguns, se tornam a base e apoio para que jovens possam trilhar estudos longevos. Contribuindo com o debate sobre a importância dos avôs e das avós na escolarização dos netos, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do olhar da sociologia da educação e teve como objetivo principal investigar a influência das práticas educativas dos avós cuidadores no processo de escolarização dos jovens de camadas populares que ingressaram em cursos de alto e de baixo prestígio nas ciências humanas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, respectivamente Jornalismo e Pedagogia. A partir da abordagem qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Na primeira, foi aplicado um questionário exploratório a todos os estudantes dos dois cursos. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete jovens universitários de camadas populares selecionados, três do curso de jornalismo e quatro do curso de pedagogia. Os resultados demonstraram que, com baixa escolaridade, os avós cuidadores não atuaram diretamente no processo de escolarização dos netos, mas influenciaram positivamente na longevidade escolar através do apoio emocional, da manutenção da ordem moral doméstica, do cuidado e do incentivo para os estudos. A pesquisa mostrou ainda, que os estudantes de camadas populares entrevistados utilizaram as políticas de ações afirmativas para conseguirem acessar cursos considerados de alto prestígio social, contudo, encontram desafios para permanecerem na universidade, e aproveitam as oportunidades acadêmicas para complementar a renda, tais como bolsas de iniciações científicas, estágios remunerados, trabalhos informais ou dependem do dinheiro enviado pelos avós e/ou pais. A pesquisa evidenciou também, que não há diferenças significativas de capital cultural e práticas educativas adotadas pelos avós cuidadores nos cursos se jornalismo e pedagogia. Concluímos com a pesquisa, que os avós cuidadores foram figuras centrais para a socialização e para trajetória escolar de sucesso dos universitários entrevistados, como também influenciaram nas tomadas de decisões na vida adulta e nas escolhas acadêmicas e profissionais. Nem todas as relações entre avós e netos contam apenas com sentimentos de amor e carinho. Nas diferentes fases da vida, conflitos podem existir e causar distanciamento entre eles, porém, todos os entrevistados demonstraram gratidão e saudades de conviverem com os avós, reconhecendo a importância e a influência que exercem e exerceram sobre suas vidas.-
Descrição: dc.descriptionGrandparents are increasingly present in their grandchildren's lives and, consequently, participate directly or indirectly in everyday school life. Many of them are the main caregivers, and some become the basis and support for young people to pursue long-term studies. Contributing to the debate on the importance of grandfathers and grandmothers in the schooling of their grandchildren, this research was developed from the perspective of the sociology of education and its main objective was to investigate the influence of the educational practices of grandparent caregivers on the schooling process of young people from working class backgrounds who entered high and low prestige courses in the humanities at the Federal University of Ouro Preto - UFOP, Journalism and Pedagogy respectively. Using a qualitative approach, the field research was carried out in two stages. In the first, an exploratory questionnaire was administered to all the students on the two courses. Semi-structured interviews were then carried out with seven young university students from working class backgrounds, three from the journalism course and four from the pedagogy course. The results showed that grandparent caregivers with low levels of schooling did not play a direct role in their grandchildren's schooling, but they did have a positive influence on their longevity in school through emotional support, maintaining the moral order of the home, care and encouragement to study. The research also showed that the students from working class backgrounds interviewed used affirmative action policies to gain access to courses considered to be of high social prestige. However, they find it challenging to remain at university, and take advantage of academic opportunities to supplement their income, such as scientific initiation scholarships, paid internships, informal jobs or relying on money sent by their grandparents and/or parents. The research also showed that there are no significant differences in the cultural capital and educational practices adopted by grandparent caregivers on the journalism and pedagogy courses. We conclude from the research that grandparent carers were central figures in the socialization and successful school career of the university students interviewed, as well as influencing decision-making in adult life and academic and professional choices. Not all relationships between grandparents and grandchildren are based solely on feelings of love and affection. In the different stages of life, conflicts can exist and cause distance between them, but all the interviewees showed gratitude and longing for living with their grandparents, recognizing the importance and influence they exert and have exerted on their lives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectAvós e netos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a vida familiar-
Título: dc.titleInfluência dos avós cuidadores na longevidade escolar de jovens universitários de camadas populares.-
Título: dc.titleInfluence of grandparent caregivers on the school longevity of young university students from working class backgrounds.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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